10 March 2013

Um geladinho para espantar o calor

Calorao durante o dia e chuva forte durante a tarde. Sao as aguas de Marco fechando o verao, mais uma vez. O transito aqui em SP ficou um caos no final da semana e ontem - eu mesma fiquei ilhada na Sexta e no Sabado quase que fico de novo.

Enquanto o verão nao entende que ja esta na hora de ir embora, a gente sofre com o calor intenso. Eu resgatei uma receita/delicia de quando era criança - o geladinho, ou sacole como os meus primos cariocas chamavam o sorvetinho caseiro de fruta no saquinho.



O coisa gostosa.... mais saborosa ainda na lembrança doce da infância. Juro que nao entendo o seu desaparecimento ou esquecimento. Quer dizer ate entendo, a crise econômica dos anos 80/90 passou, sorvetes industrializados ficaram mais baratos e acessíveis, as crianças de hoje nao brincam mais nas ruas e sim nos playgrounds dos prédios. Nao existe mais aquela casinha do bairro que tinha uma plaquinha simples, escrita a mao: Geladinho R$0,50 e por ai vai. Mas a lembrança fica.

Minha mae fazia de vez em quando para a minha alegria e a da minha irma. Meu sabor favorito era o de goiaba. A receita e simples:

Faca um suco de goiaba (ou pode ser qualquer outro suco de fruta) encorpado e com mais acucar do que de costume, coe e com a ajuda de um funil, coloque nos saquinhos de geladinho/sacole e amarre a ponta (na foto acima, uma bossa com uma fita esconde o nozinho da amarracao) e leve para gelar no congelador/freezer.
Quando endurecer, sirva para crianças suadas de tanto brincar (ou adultos calorentos) e receba sorrisos em troca.

4 comments:

  1. o época boa mesmo, lembro que gostava também daqueles com leite.
    vou fazer para o meu filhote experimentar.
    bjs


    http://casadakarine.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Aqui em casa eles ainda existem, Jane! Rs!
    Na casa de praia tem um pezinho de acerola e minha mãe faz sempre sacolé de acerola pra gente!
    Pena q o Davi não gosta! Pra ele, só os de leite...
    Bjos!!

    ReplyDelete
  3. Oi Jane!
    Nossa, relembrei muitas coisas da infância lendo esse post... obrigada por ter me proporcionado essa emoção! Lembro bem dos sacolés e gostava muito dos que minha tia fazia de leite, eram de vários sabores, e chamavam de cremosos!
    Aqui na minha cidade ainda encontro algumas casas ou mercadinhos com essas placas de "Vende-se sacolé"... as crianças adoram!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ReplyDelete
  4. Lembrei muito da infância. Doce lembrança...

    bjs
    Paty

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...