15 June 2010

Isolando paredes com isopor - passo a passo

Aqui um passo a passo de como forrar suas paredes com isopor - antes da instalacao de armarios com o objetivo de funcionar como uma barreira contra a umidade. Para mais informacoes, leia o meu post sobre como acabar com umidade de armarios.

Passo 1 - compre as placas de isopor na metragem total suficiente para cobrir suas paredes. As placas que eu comprei vinham na medida de 1.00m x 50cm - fornecedor www.soisopor.com.br

Nota - as paredes foram tratadas previamente com Vedrapen Parede Branco - 3 demaos. E antes do Vedapren, toda a umidade e mofo foram limpos com uma solucao de Lisoform Bruto conforme embalagem.

Passo 2 - Comece a instalacao - voce pode usar qualquer tipo de cola de contato, fita dupla face ou a sugestao do balconista da loja - pasta de dente (essa eu nao testei e nao sei se funciona, mas certamente ja li sobre isso). Eu usei fita dupla face.

Passo 3 - Continue aplicando o isopor a parede com o seu metodo escolhido. Comece por baixo e va acrescentando mais placas conforme necessario. E um processo muito semelhante a assentar azulejos. Mantenha as placas o mais proximo possivel uma das outras.
Passo 4 - Acerte a altura das placas com a altura do seu armario. Pare de "assentar" as placas de isopor na altura do armario.
Passo 5 - Pronto, voce tem uma parede totalmente isolada com isopor e pronta para servir de barreira entre a umidade da parede e a madeira do seu armario, certamente ajudando a eliminar qualquer mofo.
Agora estamos so esperando a instalacao dos armarios!! Aguardem cenas do proximo capitulo.......

17 comments:

  1. Além de evitar umidade, deve dar um isolamento acústico tb, não??
    Agora, essa de fixar com pasta de dente eu não conhecia!! hahah acho q vc fez bem em preferir usar a fita.
    bjão!!!!!!!

    ReplyDelete
  2. Adorei esse post!Com certeza, vou fazer isso nos armários da cozinha!!!!!!!!!!
    bjs

    ReplyDelete
  3. Na Europa usa-se isopor revestindo paredes externas tambem. A espessura do isopor é de 5 cm, mas para outra finalidade . O que vc mostrou é muito util e economico. Tenho umidade na parede da sala e vou fazer o que demostrou. Parabens, te achei linda....

    ReplyDelete
  4. Não tinha conhecimento deste procedimento publicado pela internet,o isopor e muito bom mesmo pois fiz isto colando nos fundos dos armarios porque morava de aluguel mas agora comprei meu apartamento e com certeza vou fazer este procedimento nas paredes do meu dormitorio! Fiquei feliz em saber que eu tambem tive esta otima ideia e que voce teve a admiravel iniciativa em publicar! Parabens e obrigada, abraços!

    ReplyDelete
  5. adorei este post, mas e depois do isopor colado, vc passou algo por cima???

    ReplyDelete
  6. Olá.
    Adorei a idéia!! Vou testar.
    Só uma dúvida... caso eu não queira colocar o isopor na parede e prefira colocar diretamente no armario. Daria o mesmo efeito?
    Obrigada

    ReplyDelete
  7. Olá gostaria de tirar uma dúvida.... me disseram que não pode passar o vedapren na parte interna. Ao menos que ela esteja totalmente no concreto... Vc sabe me informar se é real esta informação?
    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Tita, aqui em casa foi aplicado vedapren nas paredes internas sim, inclusive eles lancaram o vedrapen paredes que vem na cor branca exatamente para essa finalidade. Foi otimo, ate agora nao tive mais problemas com umidade!

      Delete
    2. Pretendo forrar metade da parede com isopor. Normalmente colocam pedras. Pode-se passar massa sobre o isopor?

      Delete
    3. Oi Tita,

      Engraçado uma outra pessoa me perguntou por e-mail se é possível dar acabamento ao isopor - não que eu saiba, pois é um material muito frágil, a massa não pegaria por exemplo, só pintando.

      Lembrando que o isopor é um isolante de umidade para não pegar umidade e bolor no armário ou guarda-roupa, não é uma solução para uma parede molhada por exemplo.

      Para uma parede molhada, embolorada, você teria que encontrar a causa da umidade, tratar e depois refazer o acabamento daquela parede com uma sika top ou vedapren.

      Sugiro procurar um especialista neste caso.

      Abraços,

      Jane

      Delete
    4. Seja qual for o problema, é importante tratar antes a origem da umidade. Para tornar o isopor mais resistente, use tinta acrílica.

      Delete
  8. nossa muito legal. para o ano espero fazer... gratidão por compartilhar.

    ReplyDelete
  9. O isopor aceita perfeitamente o emboço, tornando-se altamente resistente, já construí uma estufa climatizada desta forma e percebi que poderia utilizar para fechamentos de vãos normalmente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Francisco, obrigada pela ajuda. O isopor do qual eu falo nessa materia tem 1 cm de grossura e foi empregado com o objetivo de isolar paredes atras de armarios da umidade - voce acha que deve-se emassar? Ou voce esta fazendo referencia a isopor mais grosso, usado na construcao civil?
      Grata,
      Jane

      Delete
  10. Olá. Bom dia.
    Quero te Perguntar sobre o processo de fixação do armário após essa etapa com as placas de isopor (poliestireno).
    Foi necessário algum cuidado especial na ocorrência de precisar furar as placas de isopor para a colocação das madeiras do armário?
    Obrigado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Jean, não foi necessário cuidado especial não, é só posicionar o armário e furar o local normal. Jane

      Delete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...