10 June 2014

Qual cor eu pinto minha sala? Que cor escolher? Dicas sobre cores com fotos de ambientes reais pintados recentemente. Cromio, Calopsita, Casca de Árvore, Amendoa Confeitada, Cinza Alpino, Potporri

Vocês não tem noção do número de pessoas que me escrevem para perguntar sobre qual cor usar para pintar diversos ambientes da casa. Como cor é coisa de gosto, eu não gosto de sugerir cores, mas sim de mostrar exemplos que ajudem as pessoas escolherem aquela que mais lhe agrada.

Então garimpei pela net a fora fotos de casas de outros internautas pintadas recentemente para ajudar esse povo que esta se decidindo com qual cor vai pintar seu lar doce lar.

Eu fiz uma pesquisa rápida das cores que estão mais na moda no momento, vamos ver? O nome correto de cada cor e o fabricante eu coloquei em cima de cada foto.


Calopsita da Suvinil (um tom bege claro acinzentado - bem neutro)




Cinza Alpino da Coral (cinza medio mais para frio - bem moderna)

Casca de Árvore da Suvinil: (um bege amarronzado fechado e mais quente)


Cromio da Suvinil (é um cinza claro, masquis colocar essa foto para mostrar a cor num ambiente mais escuro para mostrar como ela muda)

Cromio da Suvinil (cinza claro - num ambiente bem iluminado):

 Pot Porri da Suvinil ( e um tom mais para o roxo medio, muito moderno e não enjoa tão fácil)


Amendoa Confeitada da Coral (parece cinza, mas é um bege acinzentado, lindo):



Cromio da Suvinil (cinza claro suave):


Calopsita da Suvinil (um bege claro acinzentado) essa é num ambiente bem amplo e bem iluminado :


Sobre os tipos e acabamentos de tinta:

- Latex - acabamento fosco, somente interno,  esconde muito bem imperfeições da parede, mas é o mais fácil de manchar e não aceita limpeza muito bem, pois marca fácil

- Acrílica - acabamento fosco também, interno ou externo, é mais resistente á água, esconde bem imperfeições da parede e limpeza com cuidado não deixa tantas marcas. A acrílica premium é a melhor para pintar casas externamente 

- Acetinada - acabamento semi brilho, interno, mostra mais as imperfeições da parede, mas pode ser lavada sem deixar marcas. Dura mais também pelo mesmo motivo.

- Super lavável/Cozinha/Banheiros - são tintas ainda mais a prova de limpeza e água, podem ser foscas ou acetinadas

- Direto no gesso - como o nome diz, é ideal para ser usada direto no gesso como uma seladora, mas já com a cor final (na maior parte dos casos branco). Muita gente não vê o por que, mas eu recomendo muitíssimo - todos os meus forros de gesso que foram pintados com ela, estão como novos 3 anos depois....

- Para portas - Coralite acetinado ou brilhante - tinta a óleo, que pode ter os dois acabamentos e a versão a base de solventes não amarela, mas a base de água as vezes pode amarelar.


Gostou? Comente!! Pintou a casa recentemente e tem uma cor linda que você adorou? Mande a foto e eu incluo ela aqui. Por acaso uma das fotos acima é da sua casa, entre em contato para eu poder dar os créditos.

64 comments:

  1. Bacana o post, super completo! Adorei, gostei muito desse roxo *-*

    Beijinhos ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Suellen, que bom que você gostou - achei a cor linda e moderna ao mesmo tempo!! Beijos, Jane

      Delete
  2. Oi Jane!! Muito bom este post...já salvei nos meus favoritos!...rsrs Abraços!! Diário do meu Ap152

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Adriano, bacana que você tenha gostado!! Mande sugestão de posts, vou adorar! Abraços, Jane

      Delete
  3. Oi Jane! Amo o Cinza Cromio! Já escolhi para a minha casa. ♥

    Bjs

    http://acasinhadathamy.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thamires e não é só você que ama o Cromio, por isso tabtas fotos para ilustrar. Ele é bem neutro e moderno. Acho que vou nele também. Beijos, Jane

      Delete
    2. Oie vou de cromio para não errar

      Delete
  4. Oi Jane, eu ficaria com o Cromio da Suvinil ou Cinza Alpino! Até vou salvar seu post para lembrar depois, acho lindo tons de cinza, ainda mais se o piso ou os móveis são em tons de madeira mais puxado para escuro! Amo esse efeito!!!
    Bjokas

    Meu Palácio de 64m²

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Cris, obrigada por comentar!! Concordo, os tons de cinza são os que mais me agradam também e são fáceis de combinar. Acho que vou de Cromio para o meu próximo projeto. Beijos, Jane

      Delete
  5. Oi Jane muito legal seu post..... tem algumas cores que você colocou que já estão na minha lista. Vamos ver na parede qual vai ficar melhor rs...
    bjos

    http://casinhadoslopes.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tudo lindo né Jéssica, difícil de escolher. Mostra depois para a gente viu? Eu coloco a sua parede aqui também! Beijos, Jane

      Delete
  6. Oi Jane!
    Aqui em casa todas as paredes são cinzas, sendo a maioria um bem claro e algumas paredes mais escuras. Escolhi a tinta cinza alpino para ser esse to mais claro, mas ficou muito escuro. Ai diluí essa tinta num branco pra chegar num cinza mais claro.
    Se o ambiente for pequeno é bom testar esse cinza alpino, achei que diminuiu mais ainda.
    Adoro seu blog!
    Flávia
    http://fernandaeflaviabelletti.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Flávia, muito obrigada pelo seu comentário, pois ajuda outras pessoas. Ótima dica da diluição da tinta!! Valeu!! Beijos, Jane

      Delete
  7. Pintei minha casa de Calopsita da Suvinil, a cor não tem nada de bege, é um cinza muitoooo claro que parece o branco neve tb da suvinil que coloquei no teto, enfim não destaca o teto e fica parecendo tudo a mesma cor me arrependi horrores até porque a tinta não foi nada barata, custou 326,00 e eu vou ter que repintar com outra cor.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Veronica, isso ja aconteceu comigo antes - as vezes e a maquina da loja de tinta que nao esta calibrada direito ou faltou um pigmento e eles misturaram mesmo assim. Sempre sugiro um teste de cor antes de mandar misturar a tinta toda, pois como voce mesmo disse, ta uma carestia o preco da tinta hoje em dia. Deveria ter um programa do governo chamado minha casa, minha tinta para ajudar a gente a pagar....

      Delete
  8. Oi, comprei a tinta da suvinil calopsita, lendo o que a Verônica Costa escreveu sobre essa cor até fiquei preocupada, mais vendo as fotos acima eu gostei, principalmente a a ultima foto, e agora será que vou gostar?

    ReplyDelete
  9. Oi, comprei a tinta da suvinil calopsita, lendo o que a Verônica Costa escreveu sobre essa cor até fiquei preocupada, mais vendo as fotos acima eu gostei, principalmente a a ultima foto, e agora será que vou gostar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rosangela, tinta e uma coisa complicada, pois depende da maquina estar bem calibrada pra chegar no tom oficial/normal da cor, ja aconteceu comigo da tinta sair totalmente errada, e so voltar no lugar e pedir a troca.
      Sugiro que voce peca um teste da tinta na loja que for comprar antes de usar, so assim pode garantir a cor que realmente vai na parede - pois varia de maquina para maquina.
      Jane

      Delete
  10. Bom dia, Jane! Meu nome é Greice,
    gostei muito do cinza cromio, porém tenho uma parede em minha sala com textura no tom fendi.Devo mudar o tom e qual ficaria legal com o tom cromio?

    ReplyDelete
  11. O esmalte a base de agua não amarela como no post, pois é livre de metais. Já o outro esmalte que pode amarelar

    ReplyDelete
  12. Oi. PAssei o papel picado da suvivil e ficou tão amarelado. Será qe ficaria melhor o crômio...é toque de seda. Será por isso que está escurecendo? O piso é bege escuro.

    ReplyDelete
  13. Ola vc sabe que cor é esta com a amêndoa confeitada ?

    ReplyDelete
  14. Nossa amei vocês me ajudaram a decidir a cor que irei pintar meu apê😘

    ReplyDelete
  15. Estou na duvida entre cromio e ouro branco...quero um bege acinzentado. Qual devo escolher?

    ReplyDelete
  16. Gostei muito das dicas, muito esclarecedora!!

    ReplyDelete
  17. Muito bom! Adoramos as dicas. Obrigado por compartilhar!

    ReplyDelete
  18. Jane, excelentíssimo esse blog que traz com muita clareza o real objetivo do mesmo que é nós ajudar a ter uma idéia ou um norte para tomarmos uma decisao que jeralmente nos deixa muitas duvidas que é a pintura da residência; parabéns mesmo.

    ReplyDelete
  19. Pessoal sou nova por aqui e estou fazendo minha primeira reforma na minha casa, gostei da cinza Crômio, mas estou na dúvida, devo comprar a fosca ou acetinada para parede?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá pessoal, boa tarde ! Tati, tbm tenho a mesma dúvida sua. Parece que não responderam a sua pergunta que tbm é a minha.

      Delete
  20. Comprei cinza cromio em outra marca, mas estou achando tão clara que estou quase colocando um pouco mais de pigmento.

    ReplyDelete
  21. Comprei a tinta crômio da coral,quando fui usar achei um cinza muitooo claro,então coloquei pigmento preto pra chegar no tom que eu queria,ai sim chegou no cinza que ficou lindo...

    ReplyDelete
  22. Cinza alpino é lindo demais! Um cinza médio

    ReplyDelete
  23. Quero pintar as paredes do meu apartamento com calopsita, uma parede com textura na sala com Nanquim (ambas em fosco)e as portas e janelas na cor branca esmalte acetinado...todas sulvinil...gostaria da sua opinião...também pensei em pintar uma parede do quarto, onde está a janela, com a mesma cor da texturizada da sala...Nanquim...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pense bem antes de fazer textura, para tirar depois dá um trabalho. Tinha várias paredes na minha casa e tirei tudo.

      Delete
  24. Olá! O que você acha da tinta palito de picolé para as paredes da sala com o teto branco? O piso é no granito branco Dallas.

    ReplyDelete
  25. Olá bom dia ,irei pintar na parte externa da casa cor elefante,já na parte interna amei a cor crômio porém o pintor disse q fica escuro .estou indecisa já q gostaria muito de tons de cinza mais bem claro para interno e os tetos teriam q ser cores brancas?

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...