06 June 2014

Dicas para reforma de banheiro pratica, rapida, economica e moderna

Uma amiga querida vai comecar a reformar a casa dela e veio me pedir dicas, ja que eu estou constantemente reformando alguma coisa e tenho alguma experiencia no assunto.

E eu fiquei meio que com receio de dar opinioes na reforma dela, pois reformar e um exercicio dos seus gostos pessoais e tambem e limitado ou definido pelo orcamento que voce tem em maos. E pensei em dicas mais gerais, que todo mundo pudesse aproveitar.


Isso posto, escrevo hoje sobre 10 dicas de reformas de banheiros que se aplicam a todos, mas nao interferem com o gosto de ninguem.

1) Na hora da escolha das loucas, as opcoes sao tantas que a gente se perde, se confunde e fica sem saber o que comprar, e acaba comprando o mais bonito. Mas as vezes o mais bonito nao e o melhor nem o mais inteligente. A cuba e uma delas. Se voce nao tem muita largura ou espaco entre a cuba e a parede oposta, invista em cubas de semi encaixe. Elas ocupam bem menos espaco e tambem menos granito, sendo mais economicas. Cubas embutidas ou sobrepostas sao ambos otimas, dependendo do seu gosto pessoal, so se atente para como e o caimento da agua para o ralo, para nao acumular sujeira nos cantos.
Banheiro da foto do meio com cuba de semi encaixe, ocupa menos espaco que o da primeira foto, com cuba embutida
 2) Antes de sair de casa, anote o tipo e o tamanho de vaso sanitario que voce tem na sua casa. Ele e de caixa acoplada ou valvula na parede? Pois a tubulucao que esta preparada para uma valvula nao serve para uma caixa acoplada e vice e versa - a mudanca e alteracao do encanamento neste caso e bem complicada e por consequencia cara ou quase impossivel. Tente comprar um modelo que se adeque a tubulacao existente e economize os gastos com encanador. O mesmo e valido para o tamanho/largura do vaso - meca antes de comprar para nao ter que serrar uma porta como eu tive.
Porta foi cortada para nao bater no vaso - infelizmente pode acontecer com qualquer um...
 3) Geralmente a gente quer levar para casa qualquer vaso sanitario menos aquele que faz aquelas curvinhas na lateral (tipo desenho de intestino) que pegam um po danado e sao dificeis de limpar, alem de feios - concordo, mas antes de se jogar naquele outro vaso lindao, retinho do lado, se atente para o modelo de assento dele, as vezes eles tem um modelo de assento especifico que sai quase tao caro quanto o vaso em si. Minha sugestao e comprar o vaso que voce mais gostar desde que o assento seja universal. Voce vai economizar muito, nao so agora, como no futuro quando tiver que trocar o assento. Ou quando tiver filhos e precisar comprar assentos proprios para criancas por exemplo.
Esse e o formato da tampa universal - e voce pode encontrar varias marcas de vasos sanitarios


4) Ralos nao estao no topo de prioridades de quem vai reformar um banheiro, mas aqui eu tenho sugestoes de modernidade, praticidade e boniteza  - procure por ralos Click, aqueles que so abrem quando voce aperta/pisa neles - muito mais bonitos, higienicos e praticos (mas compre junto com os revestimentos pois precisam ser assentados na argamassa da colocacao do piso, nao da para trocar depois sem ter alguns problemas). E a outra sugestao e o ralo do chuveiro, sugiro que voce pesquise pelo ralo oculto ou o linear - ambos sao mais discretos e mais eficientes na hora de levar embora a agua do banho - e uma dica aqui e alterar a instalacao hidraulica para que eles fiquem em um canto de parede e nao logo abaixo dos seus pes na hora do banho - dessa forma e mais facil para o azulejista fazer a caida de agua eficiente e mais confortavel para voce tomar banho descalco, por exemplo.
Ralo linear

Ralo Oculto

5) A gente nao gosta de pensar nessas coisas, mas um dia pode ser que voce ou alguem da sua familia precise tomar banho numa cadeira higienica - tipo uma cadeira de rodas, mas especial para banheiros que a pessoa tem que usar logo apos uma cirurgia por exemplo ou idosos com menos mobilidade. Para ter mais acessibilidade dentro do seu banheiro, planeje aberturas de box com 70cm ou mais (se possivel) assim como portas de entrada com no minimo 80cm. Assim voce garante mais conforto nesses casos e em outros mais corriqueiros, como entrar com um movel ou algo mai largo pelas portas.
Box com abertura maior, do tipo porta de abrir

6) Iluminacao. Ja foi o tempo em que uma arandela so dentro do banheiro era o suficiente para iluminar o ambiente todo. Hoje o conceito de task lighting/iluminacao por atividade ja esta bem difundido por todos os lugares e no banheiro nao seria diferente. Entao na hora de fazer o plano luminotecnico do seu banheiro, sugiro nao esquecer de colocar um ponto de luz sobre a area do banho (por ser muito umido, a lampada mais recomendada e a PAR20), uma geral para o ambiente todo que seja mais economica e uma para as atividades na area da bancada, como se maquiar ou barbear. Nao tem pontos para tudo isso? Um teto de gesso rebaixado em alguns centimetros esconde a ficacao necessaria para fazer tudo isso acontecer. Peca ao seu eletricista que os pontos sejam independentes, pois nao e preciso acender tudo ao mesmo tempo.
Dois tipos de iluminacao aqui, cada uma para uma atividade

7) Organizacao sem ocupar espaco: nichos embutidos nas paredes. Eu tenho varios posts sobre nichos de banheiro: como fazer, como dar acabamento, etc... e sugiro aqui mais uma vez, a coisa que eu nao deixaria de fazer numa reforma de banheiro, desde que nao seja numa parede com parte hidraulica, ok? E cortar o nicho. Pode ser dentro do box, pode ser do lado da bancada. Nicho e pratico, bonito e economico. Minha dica e medir os produtos que voce vai guardar la antes de decidir pelo tamanho e uma profundidade de no minimo 10 centimetros ja e o suficiente para a maioria dos produtos de higiene e banho. Planeje a altura do nicho de acordo com a altura dos usuarios - acessibilidade sempre.
Tres nicho no mesmo banheiro
 8) Aquecedor a gas x Chuveiro eletrico - hoje a maior parte dos imoveis conta com instalacao para aquecedor a gas, mas mesmo assim eu deixaria pronta a instalacao eletrica para chuveiro convencional eletrico - nunca se sabe o que vai acontecer com o gas ou eletricidade e se um dos dois falhar ou faltar, o banho quente estara garantido.
Comparacao de custos do uso de cada tipo de chuveiro - fonte: www.comprandomeuape.com.br
 9) Revestimentos em todas as paredes? Tem muito revista, arquiteto e ate vendedor de lojas de materiais pregrando que o mais contemporaneo e ter so o box com revestimento e o resto das paredes pintadas. Que e mais contemporaneo. O que eu posso dizer depois de ter feitos os dois (tenho um banheiro todo azulejado e outro so com azulejo na area do box) e posso dizer o seguinte; e uma questao de gosto pessoal, nao va por modismo. Azulejo em todas as paredes e pratico e evita a manutencao da pintura. Parede pintada, do outro lado, te da oportunaidade de trocar cores, colocar quadros, etc... Decida pelo que voce mais gosta e nao se sinta pressionado pelo profissional que esta lhe aconselhando.
Banheiro com parede pintada em cinza - janela para ventilacao

10) Ventilacao e uma necessidade primordial. Quem quer gastar seu rico dinheirinho num teto rebaixado de gesso so para ver ele todo mofado e preto depois de alguns meses? Ninguem, ne? Para tanto, pense, crie ou aumente a ventilacao do seu comodo. Se der para colocar uma janela maior, otimo. Se voce comprou o apartamento e nao tem janela no banheiro, planeje e compre um sistema de ventilacao forcada (ventokit e uma marca conhecida), mas nao deixe pensar e ver se da para melhorar a ventilacao do banheiro - a saude de todos agradece.

Eu sei que eu falei que seriam somente 10 dicas, mas a minha amiga queria arrancar o revestimento branco entregue pela construtora so por conta do rejunte cinza feio que eles entregaram. Nao precisa mesmo, veja o que um zapt renovador de rejuntes (encontrado em casas de material de construcao) pode fazer pelo seu rejunte. Economize horrores e mantenha seu revestimento.

Gostou? Tem outra dica? Comente!

15 comments:

  1. Otimas dicas...
    Vim conhecer seu cantinho e já fiquei.kkk
    Bjks no coração
    www.ovelhacorderosa.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Luciana, Bem vinda, espero ver você aqui mais vezes. Beijos, Jane

      Delete
  2. Adorei as dicas!!

    Beijinhos

    www.tititietrelele.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Tititi, bem vinda!! Volte mais vezes!!
      Abraços, Jane

      Delete
  3. Oi Jane, amei as dicas, minha mãe esta reformando o banheiro dela, marido e eu estamos ajudando na reforma e acho que estamos no caminho certo, rsrs
    Adorei seus posts anteriores falando da sua experiencia com a fritadeira e com os 3 produtos de limpezas, concordo plenamente com vc nos 3 itens, tenho eles em casa e é tudo de bom!! Bjão

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Andressa, eu sempre falo que eu só escrevo sobre aquilo que eu experiencio. Por isso as pessoas gostam, pois é opinião de verdade, de primeira mão de quem usou ou fez as coisas. Reformar não é tão difícil quanto a gente acha, e quando a gente faz fica melhor ainda, não é? Mesmo que pouco, já dá uma sensação de realização e liberdade. Eu amo tudo isso. Beijos, Jane

      Delete
  4. Jane, não poderia deixar de citar que você me ajudou muito nesse seu post, comprei meu 1º apto e estamos reformando, ele tem mais de 30 anos de construção então estamos mudando muita coisa, e a parte que eu achei mais difícil foi o banheiro, inclusive falei pro meu esposo que gastei 90% das minhas energias pensando como faria meu banheiro,,, agora que tudo está decidido não poderia deixar de comentar que você me ajudou muito com este post, onde cita sobre o revestimento, tipo de vasos, aquecedor a gás, entre outros detalhes que você menciona que eu nem sequer sabia que tinha que prestar atenção. Obrigada e bjus,,, :)
    http://meunovolarsil.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  5. Ótimas dicas, bem elaborado, acredito que vai ajudar muitas pessoas, pois quando iniciamos uma reforma nunca sabemos por onde começar e se seguimos as dicas desse post, diminuimos a dor de cabeça.rsrsrsr. Parabéns!

    Ass: Camila Ribeiro

    ReplyDelete
  6. Também é importante se atentar a qual marca de registro gaveta está usando

    ReplyDelete
  7. Interessado em Mictório?, venha ver na Marson.

    ReplyDelete
  8. A Empresa Americanvidros é especializada em colocação de Vidros Temperados,
    Box Para banheiro, Box de Banheiro, Box de Vidro temperado, Escadas de Vidro,
    Corrimão, fechamento de sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Box de Inox com
    Roldanas Aparentes, Portas de vidro temperado com Mola Hidráulica, Guarda corpo
    em vidro e Inox. saiba mais no site www.americanvidros.com.br ou no Show Room
    Rua Atlântica, 12 - Jardim Paulistano - Fone 011 - 3136-0853 Loja

    ReplyDelete
  9. Boa tarde !! Gostaria de saber se Porta Sanfonada é uma boa escolha para o banheiro ?

    ReplyDelete
  10. será que encontro esse produtos em uma loja de materiais elétricos zona norte sp? estou precisando muito

    ReplyDelete
  11. Adorei o post! Estou planejando reformar o meu apartamento, anotei boas dicas. Muito obrigada!
    Camila Antunes

    ReplyDelete
  12. Ola .nossa .excelente .artigo adorei ler.parabéns. muito .legal. mesmo,

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...