02 June 2010

Como resolver umidade atras de armários e guarda-roupas / Como eliminar mofo

Como se livrar do mofo em armários em 7 passos
Durante a reforma da minha casa eu me deparei com um problema comum: um cheiro de mofo horrível que tomou conta dos armarios de um dos quartos.
Qualquer peça de roupa que saísse daquele armário vinha impregnada com aquele cheiro nada agradável.

De tudo foi tentado: limpeza, produtos desumidificadores (sabe aqueles potinhos plásticos tipo Seca Bem?), spray Tira Mofo, etc.... Nada funcionou.

No meio da reforma, decidi tirar os armários de lugar - e descobri uma infiltração na parede - era um vazamento minúsculo que ao longo dos anos molhou a parede e o armário, criando uma ilha de mofo e fungos bem atras do guarda-roupa.

Não é uma cena agradável de se ver. Depois de sanado o problema ( a valvula hydra do banheiro do meu quarto teve que ser trocada) eu comecei a pesquisar bastante sobre o problema. Consultei vários profissionais e recebi diversas sugestões do que fazer. Algumas eu achei legais e outra nem tanto. Então, baseada nas que eu achei que seriam mais efetivas, eu criei um passo a passo do que fazer neste caso:

Passo 1 - Identifique e resolva a causa do seu problema

No meu caso, foi só quando eu tirei o móvel de lugar que eu descobri que eu tinha um vazamento - na parede do banheiro do outro lado do movel, não havia sinal algum de umidade ou indício de vazamento.

A ação corretiva nesse caso foi o reparo do vazamento (feito por um encanador profissional), depois onde tinham manchas e marcas de mofo na parede, o acabamento de massa corrida foi descascada e a massa refeita.

Passo 2 - Protegendo de futuras infiltrações e umidade

O próximo passo então foi o de fazer a parede ficar protegida de futuras umidades.

Lixamos bem a parede, limpamos com Lisoform Bruto (tambem poderia ter sido limpa com cloro) e deixamos secar bem

Depois passamos 3 mãos de Vedapren Branco Parede com o objetivo de vedar a superfície da parede - o acabamento deste produto é fosco, similar a uma tinta - e depois se quiser, pode pintar por cima. No meu caso eu não pintei, pois iria instalar outro guarda-roupa no local

Mais uma vez deixamos secar bem


Passo 3 - Crie uma barreira entre a parede e o Guarda-Roupa

Fui na rua do Gasômetro em SP perguntar a marceneiros e instaladores experientes quais as dicas para evitar o problema. Todos foram unânimes em dizer: forre a parede com cortiça ou isopor - assim qualquer umidade (proveniente de vazamento ou não - pode ser só umidade condensada entre o armário e a parede - ou paredes que tendem a ser "

Como fazer: placas de isopor ou cortiça são coladas na parede antes da instalação dos armários - isso criaria uma barreira entre qualquer umidade e a madeira


Passo 4 - Onde comprar

Cortiça - lojas de marcenaria vendem placas - preços variados, mas de acordo com a minha pesquisa, mais caro que o isopor

Isopor - placas de 1m x 50cm - acredite ou não, mas existe uma loja em SP chamada Só Isopor - é uma travessa da 25 de Março - tem um site super bom e tem preços no site tambem - http://www.soisopor.com.br/

Ambos podem ser colados na parede com cola de contato ou ate mesmo com fita dupla face.


Passo 5 - Tratando o armário já infestado de mofo

Essa é a mais difícil - tratar o armário existente ou comprar um novo armário?

Se o mofo se alojou no seu armário não há muito o que fazer, mas antes de se desfazer do móvel, vale muito a pena tentar as soluções descritas abaixo:

Você pode cortar o fundo do armário afetado e colocar um novo (fundo é geralmente barato e pode ser feito por qualquer pessoa) - se você conseguir ver mofo nas portas e no corpo você ainda pode tentar limpar e arejar - limpa com cloro ou Lisoform Bruto e depois deixa secar bem num dia bem quente.

Depois da limpeza, vale colocar os potinhos desumidificadores, vale gesso em potinhos, saquinhos de arroz, tudo que "chupe" a umidade natural do armário

E se o cheiro persistir??? Uma dica que eu vi foi de colocar potinhos com vinagre dentro dos armários para absorver o cheiro - povilhar bicarbonato tambem é legal - e depois limpar antes de voltar as roupas.

Se nada disso der certo, você provavelmente terá que fazer como eu: arcar com o custo de peças novas


Passo 6 - Como tirar cheiro de mofo das roupas

Durante o processo de limpeza dos armários, tire todas as peças de roupa e exponha ao sol - eu recomendo um dia bem quente e seco

Se o cheiro persistir, lave todas as roupas normalmente e adicione Lisoform Bruto na lavagem - na embalagem você pode encontrar a proporção correta - fique tranquila que é bem pouquinho

Eu usei vinagre na lavagem das minhas roupas e tirou todo o cheiro - é mais gentil do que lisoform e não deixa cheiro de vinagre não

Passo 7 - Como evitar cheiro de mofo no inverno e época de chuva

Se o seu caso é mais ameno - e só se manifesta no inverno ou épocas de chuva, você pode tentar o seguinte:

- Evite guardar roupas recém passadas à ferro - espere elas secarem bem e esfriarem
- Evite guardar roupas em sacos plasticos - evite todo tipo de plástico dentro do armário
- Faça um rodízio frequente das peças - tire para arejar, mude de lugar, lave peças que não são usadas há tempos
- Quando possível, areje bem o armário e ponha as roupas no sol
- Crie uma rotina de limpeza dos armários - limpe com água e vinagre branco ou com Lisoform - o importante é de tempos em tempos fazer uma boa limpeza
- Existem no mercado desumidificadores elétricos que podem ser instalados dentro do guarda roupa ou na parte inferior das paredes do closet ou do quarto - funcionam esquentando e secando o ar que passa por eles - nunca testei e não sei se é efetivo ou não. Vende em Home Centers e lojas de artigos domésticos ou elétricos.


Em resumo, arejar bem os armários e colocar as roupas no sol de tempos em tempos são as melhores armas na luta contra o mofo.





Bem, essa é a minha experiência - se você tem outras dicas, por favor comente!!

42 comments:

  1. Jane, você sempre com uma dica bacana, não? Vou anotar essa. Bjs

    ReplyDelete
  2. Oi jane, adorei sua visita. Obrigada e volte sempre
    Sobre o post, achei muito interessante, pq acho que nao tenho este problema ainda pq meu guarda roupa esta sem as portas. pois é , acredite, me mudei ha 7 anos e as portas até hj nao chegaram... calma eu explico. meu pai é marceneiro e fez o guarda roupa , mas as portas ele me enrola até hj. Eu tambem nao me incomodo tanto pq ficou que nem closet.kkkkk
    bjoo

    ReplyDelete
  3. Excelentes dicas, obrigada Jane!!!
    Ótimo feriado pra vc tb!!
    Bjs!!!

    ReplyDelete
  4. Adorei seu blog e este post me ajudou bastante!

    Você tem alguma dica para tirar cheiro de mofo de casaco de couro??

    Tenho uma jaqueta que já coloquei no sol e nada, já não sei o que fazer.

    Beijos e boa semana!

    ReplyDelete
  5. Amei seu blog, solução para os meus problemas no quarto, inclusive sofro de rinite. Joguei fora meu armário, comprei outro e o mofo continua... agora sei o que fazer! Muito obrigada pela dica, excelente! Grande abraço.

    ReplyDelete
  6. Adorei suas dicas. Estou com o problema e acho que assim vou resolver. Obrigada por compartilhar!!!

    ReplyDelete
  7. Adorei as dicas, parabéns pela iniciativa!

    ReplyDelete
  8. Adorei a dica..era realmente o q eu estava precisando..já tinha ouvido falar em isopor para impermeabilixzar, mas fiquei c o pé atras..no meu caso a parede om infiltração é a do closet, um problemão..
    bjuss

    ReplyDelete
  9. Otimas dicas, em relacao a moveis de madeira, depois de retirar o mofo (com produtos citados acima)dá para passar selante incolor para madeira no fundo do movel(o produto deixa uma camada impermeável na madeira não deixando o mofo voltar) mas selante tem cheiro então é bom fazer ao ar livre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa, muito obrigada por essa dica!! Faz todo o sentido e parece que pode fazer a diferenca no quesito re-infestacao do mofo. Obrigada mesmo! Jane

      Delete
    2. Eu usei uma camada de verniz... nao sei se vai ser eficaz mas so pensei nisso...

      Delete
  10. Uma dica para tirar cheiro e o esbranquiçado do mofo nos casacos de couro:passe um pano umedecido,deixe secar e depois passe um pano branco molhado com vinagre,é tiro e queda!!!

    ReplyDelete
  11. Essas informações era tudo que eu estava procurando. Grato.

    ReplyDelete
  12. Oi,

    Utilizei esta técnica de colar Isopor lá em casa. Fiz uma postagem e linkei seu blog. Obrigada pela dica.
    Abs,

    http://biscuiteoutrascoisinhas.blogspot.com.br/2013/09/isopor-para-evitar-o-mofo.html

    ReplyDelete
  13. Oi Flávia, muito legal seu post!! Fico contente de ter ajudado com a idéia!! Beijos, Jane

    ReplyDelete
  14. Uma dica pra tirar bolor de uma camiseta de couro por exemplo,é simples,esfregue limão em toda a peça com a ajuda de uma esponja,dessas de pratos, e depois lave,vai ficar novinha,eu fiz e garanto deu certo.Paguei caro numa jaqueta e não queria perdê-la!

    ReplyDelete
  15. Olá, Jane. Puxa suas dicas deram muitas respostas para o meu novo pesadelo.. Foi a mesma coisa: vi uma mancha saindo por trás do guarda-roupa no quarto, e quando o afastei vi que a parede tinha duas manchas enormes de infiltração vindo da parede do banheiro, mas o banheiro em si n tinha sinal algum de infiltração. Meu marido tinha trocado a ducha, aquela mangueirinha do vaso sanitário e pensamos que a infiltração veio porque ele não fez o processo direito. A água em vez de cair para o banheiro, caiu para dentro da parede. Além disso, duas partes de trás do guarda-roupa têm sinais de mofo. Mas moramos em apartamento alugado, e não temos condição alguma de comprar um guarda-roupa novo nem de nos mudarmos agora. Ajeitamos a ducha do banheiro e deixamos o gurda-roupa fastado esperando pra ver se a parede deixa de ficar úmida... mas nas suas dicas vc literalmente mexeu na parede toda. Na minha situação vc indicaria o que? Vou tentar limpar a aprede do guarda-roupa com vinagre e depois com água sanitária, conforme dicas que vi aqui na net. E depois queria fazer a do isopor que vc falou.. mas será que adianta se eu n mexer na parece? aiai,,,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Nara, se você não vai mexer na parede, não vale a pena colocar isopor na parede, pois não vai valer de nada. Isso que você quer fazer é o mais correto: limpe o guarda roupa com água sanitária por fora e com vinagre por dentro. Mantenha afastado da parede , mude de parede se necessário e aguarde para ver se seca.
      Espero ter ajudado,
      Jane

      Delete
  16. Oi Jane!
    Você comprou qual tipo de isopor? E o mofo não ultrapassou em sua parede?
    Fui comprar no "Só isopor", mas lá eles têm 3 tipos. Fiquei na dúvida!
    Se puder, responda no meu e-mail: raquelclaudino@hotmail.com

    ReplyDelete
  17. Oii adorei suas dicas mais to em dúvida de qual compra se poder responde no meu email.dayanesempredmais@hotmail.com

    ReplyDelete
  18. Valeu! gostei muito das dicas vou logo aplica-lás, pois já não aguento mais o cheiro de mofo em meu quarto.Acredito que seja também o cheiro de mofo devido a casa ficar trancada maior parte do dia.

    Ass: Camila Ribeiro

    ReplyDelete
  19. Tenho problema no armário da cozinha... pega até cheiro nos mantimentos. Comprei as placas de isopor de 0,5mm. Deu certinho. As placas custam +- $1.50, tentei colocar dupla face n colou... pregamos c preguinhos pequenos... so pra segurar ate prender novamente na parede.

    ReplyDelete
  20. Olá, no meu caso, tenho uma parede que vem humildade de baixo da casa, será que se eu por o isopor e o guarda roupa vai passar umidade?

    ReplyDelete
  21. Olá, no meu caso, tenho uma parede que vem humildade de baixo da casa, será que se eu por o isopor e o guarda roupa vai passar umidade?

    ReplyDelete
  22. Ola
    Gostaria de saber se o material usado para fazer o ropeiro tem haver com o mofo, principalmente na parte de traz?
    Obrigada

    ReplyDelete
  23. Depois de todas as dicas dadas:
    1) tentar resolver o problema da parede
    2) limpar bem e selar a parte de trás do armário com selante de madeira
    3) colar isopor ( eu colocaria na parte de trás do armário mesmo)
    4) mantê-los abertos para arejar durante o dia
    5) a cada 15 dias limpar dentro com uma mistura de vinagre branco de alcool e bicarbonato de sódio
    6) faça uma mistura e deixe num frasco de vidro escuro com spray: pode ser alcool 70 + umas gotas de anil líquido + óleo essencial de cravo e acima de tudo!!! óleo essencial de melaleuca (ou tea tree). Esses dois óleos essenciais são anti mofos! O bom é que são naturais e não agridem a saúde como o cloro, que é um super veneno, apesar de ser absurdamente excelente pra matar os mofo, é melhor usar sempre vinagre+ bicarbonato e esse spray que falei aqui vc borrifa dia sim, dia não dentro do armário. Vai manter tudo limpo e cheiroso e sem mofos.
    Se não quiser usar alcool, pode usar alfazema (compro de litro...) aí mistura o anil ( pouco para não manchar) e os 2 óleos essenciais.

    ReplyDelete
  24. Depois de todas as dicas dadas:
    1) tentar resolver o problema da parede
    2) limpar bem e selar a parte de trás do armário com selante de madeira
    3) colar isopor ( eu colocaria na parte de trás do armário mesmo)
    4) mantê-los abertos para arejar durante o dia
    5) a cada 15 dias limpar dentro com uma mistura de vinagre branco de alcool e bicarbonato de sódio
    6) faça uma mistura e deixe num frasco de vidro escuro com spray: pode ser alcool 70 + umas gotas de anil líquido + óleo essencial de cravo e acima de tudo!!! óleo essencial de melaleuca (ou tea tree). Esses dois óleos essenciais são anti mofos! O bom é que são naturais e não agridem a saúde como o cloro, que é um super veneno, apesar de ser absurdamente excelente pra matar os mofo, é melhor usar sempre vinagre+ bicarbonato e esse spray que falei aqui vc borrifa dia sim, dia não dentro do armário. Vai manter tudo limpo e cheiroso e sem mofos.
    Se não quiser usar alcool, pode usar alfazema (compro de litro...) aí mistura o anil ( pouco para não manchar) e os 2 óleos essenciais.

    ReplyDelete
  25. Olá,
    Vou aplicar suas dicas no quarto da minha filha, pois está horrível de mofo !!

    ReplyDelete
  26. Jane, eu comprei um guarda roupa tem 2 meses e a parede da minha casa é unida.. semana passada mudei os moveis de lugar e descobrir que o guarda roupa tava cheio de mofo, limpei com vinagre só que voltou. Será que eu botando o isopor resolvi?!

    ReplyDelete
  27. oi bom dia! adorei as dicas...
    sabe me dizer se o isopor de papelarias tb serve para esse procedimento?

    ReplyDelete
  28. Sei de uma solução definitiva, pintar a parte de trás do guarda roupas com tinta anti mofo. Já passei por esse incômodo e usei essa solução, que deu super certo.

    ReplyDelete
  29. whats up i'm as it should be delighted I located your blog, I absolutely located you through mistakes, whilst i used to be looking upon google for something else, anyways i am here now and will simply considering to manipulate by using thank for a exceptional say and a the entire one round funny internet site. Please entire keep happening the loud group. roupas para revender

    ReplyDelete
  30. Posso colar com pequenos pontos de cola, a placa de isopor a traz do Guarda roupas, ao invés de ser na parede?? meu email angelaaiolfe7@gmail.com

    ReplyDelete
  31. pessoal,cuidado com isopor.....as baratas acham de fazer ninhos e depositam os ovos....

    ReplyDelete
  32. Gostei das dicas!! Vou testar o isopor! Bem, hj que vi o parte de trás do guarda roupa com mofo! A parede do quarto divide com o banheiro, mas, na parede não tem mofo é somente no guarda roupa! Deve ser só umidade e como é inverno pode ter piorado! Vou deixar ventilar

    ReplyDelete
  33. Olá! Achei interessante o isopor atrás do armário, mas se você o tivesse colocado antes, nem saberia que havia uma infiltração por trás, e talvez o prejuízo fosse maior!

    ReplyDelete
  34. Eu colei o isopor diretamente na comoda e sapateira, assim em qualquer parede não terá problema com umidade.
    Selma

    ReplyDelete
  35. Alguém sabe me dizer qual a melhor espessura das placas de isopor? Vou fazer em dois guardas roupas mais não sei se uso o de 10mm ou uso de 20mm.

    ReplyDelete
  36. ANTIMOFO ELÉTRICO : comprei 2, não adianta de nada kkkk só gastei atoa. Tem uns spray ANTIMOFO no mercado que vale mais, limpo com ele dura muito a limpeza e evita..o elétrico o mofo fica do mesmo jeito, é limpar e logo já volta ..comprei e não gostei!

    ReplyDelete
  37. Olá
    Meu guarda roupa e modular é não sai do lugar . Teve um vasanento do apto em cima do meu é entrou muita água. Percebi que esta ficando com cheiro muito forte . O que fazer . Pode apodrecer todo .

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...