15 June 2010

Isolando paredes com isopor - passo a passo

Aqui um passo a passo de como forrar suas paredes com isopor - antes da instalacao de armarios com o objetivo de funcionar como uma barreira contra a umidade. Para mais informacoes, leia o meu post sobre como acabar com umidade de armarios.

Passo 1 - compre as placas de isopor na metragem total suficiente para cobrir suas paredes. As placas que eu comprei vinham na medida de 1.00m x 50cm - fornecedor www.soisopor.com.br

Nota - as paredes foram tratadas previamente com Vedrapen Parede Branco - 3 demaos. E antes do Vedapren, toda a umidade e mofo foram limpos com uma solucao de Lisoform Bruto conforme embalagem.

Passo 2 - Comece a instalacao - voce pode usar qualquer tipo de cola de contato, fita dupla face ou a sugestao do balconista da loja - pasta de dente (essa eu nao testei e nao sei se funciona, mas certamente ja li sobre isso). Eu usei fita dupla face.

Passo 3 - Continue aplicando o isopor a parede com o seu metodo escolhido. Comece por baixo e va acrescentando mais placas conforme necessario. E um processo muito semelhante a assentar azulejos. Mantenha as placas o mais proximo possivel uma das outras.
Passo 4 - Acerte a altura das placas com a altura do seu armario. Pare de "assentar" as placas de isopor na altura do armario.
Passo 5 - Pronto, voce tem uma parede totalmente isolada com isopor e pronta para servir de barreira entre a umidade da parede e a madeira do seu armario, certamente ajudando a eliminar qualquer mofo.
Agora estamos so esperando a instalacao dos armarios!! Aguardem cenas do proximo capitulo.......

80 comments:

  1. Além de evitar umidade, deve dar um isolamento acústico tb, não??
    Agora, essa de fixar com pasta de dente eu não conhecia!! hahah acho q vc fez bem em preferir usar a fita.
    bjão!!!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que "segura" as ondas sonoras é a densidade que impede a vibração e a propagação do som. Uma parede de isopor ou caixas de ovos como costumam usar serve para ajudar a dar um tratamento nas ondas mais agudas.

      Delete
  2. Adorei esse post!Com certeza, vou fazer isso nos armários da cozinha!!!!!!!!!!
    bjs

    ReplyDelete
  3. Na Europa usa-se isopor revestindo paredes externas tambem. A espessura do isopor é de 5 cm, mas para outra finalidade . O que vc mostrou é muito util e economico. Tenho umidade na parede da sala e vou fazer o que demostrou. Parabens, te achei linda....

    ReplyDelete
  4. Não tinha conhecimento deste procedimento publicado pela internet,o isopor e muito bom mesmo pois fiz isto colando nos fundos dos armarios porque morava de aluguel mas agora comprei meu apartamento e com certeza vou fazer este procedimento nas paredes do meu dormitorio! Fiquei feliz em saber que eu tambem tive esta otima ideia e que voce teve a admiravel iniciativa em publicar! Parabens e obrigada, abraços!

    ReplyDelete
  5. adorei este post, mas e depois do isopor colado, vc passou algo por cima???

    ReplyDelete
  6. Olá.
    Adorei a idéia!! Vou testar.
    Só uma dúvida... caso eu não queira colocar o isopor na parede e prefira colocar diretamente no armario. Daria o mesmo efeito?
    Obrigada

    ReplyDelete
  7. Olá gostaria de tirar uma dúvida.... me disseram que não pode passar o vedapren na parte interna. Ao menos que ela esteja totalmente no concreto... Vc sabe me informar se é real esta informação?
    Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Tita, aqui em casa foi aplicado vedapren nas paredes internas sim, inclusive eles lancaram o vedrapen paredes que vem na cor branca exatamente para essa finalidade. Foi otimo, ate agora nao tive mais problemas com umidade!

      Delete
    2. Pretendo forrar metade da parede com isopor. Normalmente colocam pedras. Pode-se passar massa sobre o isopor?

      Delete
    3. Oi Tita,

      Engraçado uma outra pessoa me perguntou por e-mail se é possível dar acabamento ao isopor - não que eu saiba, pois é um material muito frágil, a massa não pegaria por exemplo, só pintando.

      Lembrando que o isopor é um isolante de umidade para não pegar umidade e bolor no armário ou guarda-roupa, não é uma solução para uma parede molhada por exemplo.

      Para uma parede molhada, embolorada, você teria que encontrar a causa da umidade, tratar e depois refazer o acabamento daquela parede com uma sika top ou vedapren.

      Sugiro procurar um especialista neste caso.

      Abraços,

      Jane

      Delete
    4. Seja qual for o problema, é importante tratar antes a origem da umidade. Para tornar o isopor mais resistente, use tinta acrílica.

      Delete
  8. nossa muito legal. para o ano espero fazer... gratidão por compartilhar.

    ReplyDelete
  9. O isopor aceita perfeitamente o emboço, tornando-se altamente resistente, já construí uma estufa climatizada desta forma e percebi que poderia utilizar para fechamentos de vãos normalmente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Francisco, obrigada pela ajuda. O isopor do qual eu falo nessa materia tem 1 cm de grossura e foi empregado com o objetivo de isolar paredes atras de armarios da umidade - voce acha que deve-se emassar? Ou voce esta fazendo referencia a isopor mais grosso, usado na construcao civil?
      Grata,
      Jane

      Delete
    2. Boa tarde Jane, se o isopor estiver bem fixo à parede pode sim utilizar este método.

      Delete
    3. a resposta é sim! voce pode, tratar o isopor como se fosse uma parede normal, assentar azulejos pequenos, dar massa e lixar para se assemelhar a uma parede. dá até para pendurar quadros leves.abraço

      Delete
    4. Boa tarde! Vou revestir com isopor uma parede que pega sol o dia todo.
      Ela já está pintada, devo retirar a tinta ?

      Delete
  10. Olá. Bom dia.
    Quero te Perguntar sobre o processo de fixação do armário após essa etapa com as placas de isopor (poliestireno).
    Foi necessário algum cuidado especial na ocorrência de precisar furar as placas de isopor para a colocação das madeiras do armário?
    Obrigado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Jean, não foi necessário cuidado especial não, é só posicionar o armário e furar o local normal. Jane

      Delete
    2. Bom dia, Jane. Eu estava pesquisando isso mas com outro propósito, que eu já li em algum outro local: isolamento térmico para economizar energia com ar condicionado, pondo placas em todas as paredes de um cômodo. Você saberia me dizer se tem como aplicar papel de parede no isopor, depois de fixado nas paredes?

      Delete
    3. Cola as placas com massa acrilica e depois pinta com massa acrilica bem diluida. Depois é so colar o papel.

      Delete
    4. Cola as placas com massa acrilica e depois pinta com massa acrilica bem diluida. Depois é so colar o papel.

      Delete
  11. Olá!
    Eu já colei o isopor direto no fundo dos armários cola p isopor e deu super certo tbm. Não queria estragar a pintura da parede hehe
    Demora um pouco p aderir o isopor ao fundo, mas de x em qdo vai alisando c as mãos as placas e elas vão se fixando. Ficou top!!!

    Gostaria de saber se numa parede externa c uma pintura antiga (se eu não me engano impermeabilizante tipo de telhado cor de laranja rsrs) . Pode passar vedapren por cima ou realmente teria q tirar o reboco da parede por um novo e passar o vedapren?

    Parabéns pelo post!!!
    Obrigada Jane!

    ReplyDelete
  12. Eu gostaria de colocar isopor em toda minha casa direto na parede até altura de um metro. Gostaria de saber de pega massa no isopor. E a pintura
    Se for possível qual a espessura do isopor?
    Alguém já fez isso?
    Minha casa é muito úmida. Queria resolver

    ReplyDelete
  13. ola boa tarde gostaria de saber se posso pintar o isopor com tinta ?
    muito bom o post

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nunca tentei, entao nao sei dizer. Mas faz um teste com um pedaco antes de pintar tudo. Minha sugestao, claro. Jane

      Delete
  14. oi, em vez de usar tinta para acabamento de paredes de interiores, quais sao as alternativas mais economicas, tecidos. isopor, tnt, obrigado carlos cdc5@ig.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tinta acrilica adere bem no isopor. Mas passe massa acrilica bem diluida primeiro para criar uma ponte de ligação.

      Delete
  15. olá, qual a densidade do isopor?

    ReplyDelete
    Replies
    1. A espessura do isopor que eu usei foi de 1,5cm. Espero ter ajudado, Jane

      Delete
  16. Laje de isopor: Descobri a melhor solução para revestir tetos com isopor. Esqueça reboco, chapisco etc. Trinca tudo. Fiz isso e funcionou: Cole sobre o foro placas de isopor, usando massa acrilica. Ela é forte e segura. Fiz um teste com um pedaço de isopor e colou bem. Passe massa acrilica para revestir as placas de ispor também. Depois pode passar massa corrida para dar um acabamento. Fiz o mesmo para revestir placas de isopor de uma parede onde quis fazer uma isolação térmica. Ficou bom. Até agora não trincou.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nossa,nunca tinha pensado nisso, otima ideia. Obrigada por compartilhar! Jane

      Delete
  17. Usei placas de 4cm de espessura. Isopor é muito barato. As placas tornam o ambiente umca "caixa térmica". Melhoram a temperatura e diminuem o consumo de energia do ar condicionado. Vale a pena investir em isolaçao térmica. Os europeus fazem isso. So os brasileiros ainda não desobriram os beneficios deste investimento.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Chigo eu moro em prédio, gostaria muito de isolar minha sala com isopor. Só que tem que ser nas paredes internas. Mas me disseram que não adianta que tem que ser extremamente, o que é impossível para mim. Vc acha mesmo que não dará resultado se eu colocar internamente.
      Obrigada.

      Delete
    2. Marina, sim, dá para isolar por dentro com placas de 4 cm de espessura ou mais. Se não funcionasse, nenhuma caixa de isopor do mundo funcionaria. Faça sem medo!

      Delete
  18. Laje de isopor: Descobri a melhor solução para revestir tetos com isopor. Esqueça reboco, chapisco etc. Trinca tudo. Fiz isso e funcionou: Cole sobre o foro placas de isopor, usando massa acrilica. Ela é forte e segura. Fiz um teste com um pedaço de isopor e colou bem. Passe massa acrilica para revestir as placas de ispor também. Depois pode passar massa corrida para dar um acabamento. Fiz o mesmo para revestir placas de isopor de uma parede onde quis fazer uma isolação térmica. Ficou bom. Até agora não trincou.

    ReplyDelete
  19. Olá Jane, apliquei o isopor diretamente na madeira de trás do roupeiro depois de limpar com lysoform. Usei massa corrida, passei nas laterais e no centro e deixei o roupeiro afastado da parede, pois antes ficava grudado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Aline, obrigada por dividir a sua experiencia!! Colando no verso do movel deve funcionar melhor ainda! Grata, Jane

      Delete
  20. Olá Jane, apliquei o isopor diretamente na madeira de trás do roupeiro depois de limpar com lysoform. Usei massa corrida, passei nas laterais e no centro e deixei o roupeiro afastado da parede, pois antes ficava grudado.

    ReplyDelete
  21. Perfeito! Me foi muito útil esse post. Obrigada por compartilhar.

    ReplyDelete
  22. Será que consigo esconder uma parede de azulejos com isopor? Não é área molhada.

    ReplyDelete
  23. Morro em prédio novo há 2 anos, e meu armários já todos embutidos sofrem com muito bolor e mofo, pois recentemente por meio de saúde técnico descobrirmos que a constrora não fez a hipermeabilização correta...
    Gostaria de saber sua opinião sobre aplicar o isopor por dentro diretamente interno no móvel? Fará o mesmo efeito para segurar a umidade?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho a mesma dúvida... pois para retirar os armários embutidos e recolocar vai sair uma pequena fortuna!

      Delete
  24. Olá! Qual a espessura ideal do isopor para proteção do mofo?
    Tem isopor de 5 mm, 10mm,15mm.... qual o indicado?

    ReplyDelete
  25. Depois de colar e pintar com massa acrilica posso pintar a parede com tinta comum? Ou esse processo é só para papel de parede?

    ReplyDelete
  26. Meu ap é do lado do sol. Muito quente! Se eu colocar isopor na parede (parte interna), eu consigo minimizar o calor?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Consegue sim. Fiz colando placas de 5 cm de espessura e tem reduzido muito o calor no quarto

      Delete
  27. Boa tarde, quantos mm é o ideal para combater umidade?

    ReplyDelete
  28. É possível colar o isopor numa parede com azulejos?

    ReplyDelete
  29. Eu achei bem interessante esse conteudo, parabéns!

    ReplyDelete
  30. Serve para bloquear a temperatura solar?

    ReplyDelete
  31. Olá , boa noite. Saberia me informar se ajuda a diminuir o "frio" dentro do ambiente? Pois penso em por no escritorio onde é muito gelado....Me falaram que só isola por fora..... contendo o frio....Obrigada

    ReplyDelete
  32. Por favor posso fazer meia parede por causa da umidade? Alguém já fez dessa forma

    ReplyDelete
  33. Olá também farei isso no quarto do meu apartamento pois no verão o sol bate lá direto, ja encomendei as placas e eu mesma irei colocar. E depois pintar. Muito obrigada. Aqui o moço queria cobrar R$ 5.000,00 pois daria acabamento de gesso. CÊ ACREDITA????

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,agora que está fazendo calor amenizou dentro do ambiente? Sentiu diferença??? Por gentilez!! Aqui está muitooo quente.

      Delete
  34. E quanto ao barulho dos vizinhos, isso ajuda?

    ReplyDelete
  35. Olá! Posso aplicar papel de parede adesivo em isopor? Direto? Como?

    ReplyDelete
  36. Ótima dica! Uma dúvida, quando a parede fica a mostra, o que pode ser usado para vestimento do isopor? Ao que esse material é aderente?

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...