25 June 2013

Passo a Passo de como fazer um nicho de pastilhas de vidro dentro bo box do banheiro

Muita gente passa aqui e me pergunta como fazer o nicho dentro do box revestido com pastilhas de vidro.

Já falei disso aqui algumas vezes, mas sempre por partes, então vou mostrar neste post o processo todo, para ilustrar o que acontece e quando.

Primeiro - onde você quer criar o seu nicho? Não importa se é dentro box ou em uma das paredes do banheiro, é muito importante saber se tem algum cano que passa naquela parede e onde. Você não quer furar um cano de água ou mais perigoso, um de gás durante o processo.


Esse banheiro lá de casa saiu na revista Minha Casa de Setembro de 2013 - uma reforma muito rápida e barata - a reforma toda ficou por menos de R$1.800

Depois que você idealizou a melhor localização, você precisa escolher o tamanho - pode ser do tamanho que você quiser, mas eu sugiro que você use a placa de pastilhas como medida para evitar cortes desnecessários e também facilitar a colocação. Eu já fiz dois nichos (usando a mesma pastilha) um de 60cm de largura por 30cm de altura (foto acima) e um outro de 30cm x 30cm (foto abaixo) - nos dois casos, udei o tamnho da placa de pastilha como medida.


Escolhido o tamanho ideal para o seu banheiro, chega a hora de cortar o vão - esse serviço pode ser feito com a makita ou à mão mesmo - o mais importante é ir devagar e tomar cuidado durante todo o processo.
Eu já expliquei essa parte do passo a passo aqui. A profundidade mínima é de 10cm para acomodar comésticos, mas não passe de 15cm, se não fica muito fundo e dá mais trabalho tanto para cortar como para limpar depois de pronto.



Quando o nicho já esta cortado, chega a hora dos acabamentos - pode usar o que você quiser, parede azulejada e nicho com pastilha, parede de pastilha e nicho em pedra, tudo azulejos, mas com cores diferentes, as combinações são infinitas, o importante é que o material usado para revestir seja à prova dágua. Sempre teste a sua paginação antes de assentar os revestimentos, só para ver se tudo combina mesmo, ok? Uma coisa é na loja, outra é dentro de um ambiente escuro como um banheiro. Meu exemplo de paginação abaixo, antes de assentar as pastilhas, ainda na embalagem eu coloquei elas proximas aos outros revestimentos para ver se dava certo:


Eu já descrevi as diversas formas de acabamento nesta postagem aqui. Que descreve bem detalhadamente como dar o acabamento em volta do nicho e nas pastilhas de vidro.

E no final, quando você ja estiver com o seu nicho em uso é que você vai ver como o nicho é super prático e necessário. Principalmente em banheiros de dimensões reduzidas, é uma mão na roda, pois organiza, facilita e não toma espaço dentro do box.






Uma observacao - se voce ja terminou a reforma do seu banheiro e nao fez os nichos, nao desanime, pois da para cortar um nicho num banheiro pronto, seja ele novo ou antigo, desde que voce saiba qua nao passa tubulacao de agua ou gas naquela parede - usando a maquita e um nicho pronto, com bordas externas, que cubram os quebradinhos em volta do revestimento, e possivel sim, veja esse exemplo:



Qualquer outra dúvida, deixe um comentário que eu respondo.

Você esta reformando e precisa de mimos para sua casa? Visite a Loja Chá das Cinco para luminárias, papel de parede e mimos de decoração - www.lojachadascinco.com.br

27 comments:

  1. Olá,Jane!

    Você me passou a marca e medida do revestimento do seu banheiro,
    mas eu moro em Piracicaba interior de São Paulo... ontem rodei todas as lojas da qui e não achei.

    Aqui não tem CeC,isnif ,isnif vou chora.

    Isabella

    ReplyDelete
    Replies
    1. http://www.cec.com.br/piso-e-azulejo/porcelanato/ate-60x60/porcelanato-pau-brasil-rustico-retificado-15x67-cx-1-11m?produto=1130388

      Delete
    2. Oi Isabella, a CeC vende online e pelo telefone - veja o link para o produto no comentario acima da Eliane - voce cai direto na pagina e pode comprar ali mesmo.
      Beijos, Jane

      Delete
  2. Isabella, nesses dois exemplos de banheiros deste post eu usei o mesmo revestimento da Incefra, mdelo RD-32530, branco retangular na medida 32cmx56cm. Aqui em SP eu só encontro ele na C&C, mas vou ficar atenta para ver se eu encontro ele numa outra rede.
    Outra idéia: você já tentou o televendas da C&C? Acho que vale a pena perguntar...
    Boa sorte,
    Jane

    ReplyDelete
    Replies
    1. Jane,comprei os revestimento pelo televendas pois só tinha na loja de Guarulhos...
      você uso rejunte normal ou para porcelanato?


      Isabella

      Delete
    2. Oi Isabella, fico feliz que voce tenha conseguido comprar, quando saiu o m2? Como esse revestimento é cerâmico e não porcelanato, então usei rejunte normal branco, gosto mais do quartzolit, acho que da um resultado melhor e nao encarde com tanta facilidade.

      Nas pastilhas usei argamassa especial para pastilhas que ja assenta e rejunta ao mesmo tempo.

      Delete
    3. Jane,saiu 10,50 m2,qual piso você vai usar no banheiro e na cozinha?

      Você tem me ajudado muito,obrigada!!

      Isabella. .

      Delete
    4. Oi Isabella, bem, espero que voce goste quando estiver colocado. No piso da cozinha usei o mesmo porcelanato polido da area social. No banheiro, minha mae nao queria nada liso, entao usei um porcelanato slim da Buchinelli (?) bege tebas se eu nao me engano,nao sei se escreve o nome da marca assim, que e acetinado e custou R$13,90 o m2, achei otimo, lindo, super bom.

      Delete
  3. Muito bom este post, quando começar minha reforma penso em fazer nicho no banheiro.

    ReplyDelete
  4. Adorei. Mas não tenho coragem de fazer sem um profissional.
    Parabéns ...ficou lindo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ranyele, os nichos foram cortados e preparados pelo predeiro da obra e o azulejista colocou todos os acabamentos e rejuntou. Eu sempre recomendo usar um professional competente para este tipo de serviço!
      Obrigada pelo comentário, pois acho que pode ajudar outras pessoas.

      Delete
  5. Oi Jane qual é o nome e a marca dessas bordas do seu nicho?????
    Seu banheiro ficou perfeito!!!
    BEIJOS!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Vivian, esta borda foi feita com um perfil de aluminio branco, arredondado. Tem de tudo quanto é formato e cor. Vem em barra de 3 metros para ser cortado no tamanho necessario.
      Você encontra em casas de material de construção - é só pedir por perfil de aluminio para acabamento ou cantoneira de alumínio.

      Delete
    2. Jane como vc fixou essa borda no nicho.

      Delete
    3. Gostaria de saber como são aplicadas essa borda no nicho

      Delete
  6. Oi Jane! Ai, esses nichos são lindos, quero muito fazer nos banheiros do ap! Beijos

    ReplyDelete
  7. Olá...

    passando pra visitinha, deixar um beijo cheio de carinho e desejar uma ótima semana.

    Aproveita e passa lá no blog. Em breve vai rolar um sorteio por lá. Fique ligada :)

    Beijos
    A Mãe da Estela

    ReplyDelete
  8. Oi, adorei as dicas, agora eu tenho um grande problema, as minhas paredes são de tijolo comum (10 cm), sendo assim como fazer o nicho, com qual profundidade para poder revestir com partilhas? Me dá uma ajuda....please. rsrs

    ReplyDelete
  9. Oi Solange, nao sei se eu entendi bem, mas se a sua parede tiver somente 10cm de espessura, a parede nao vai ter estrutura para poder cortar o nicho sem enfraquece-la e correr o risco de maiores problemas - eu recomendo você consultar um engenheiro neste caso, pois em alguns casos os nichos nao sao estruturalmente viaveis.
    Obrigada pela visita, Jane

    ReplyDelete
  10. Que passo a passo é esse que não mostra nem como rebocaram e esquadrejaram o nicho...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Jackson, peço desculpas por não ter tirado foto da parte em que o nicho foi rebocado. O reboco foi simples, feito com a mesma argamassa usada para assentar o revestimento. Espero ter ajudado!! Jane

      Delete
  11. Olá Jane!! Parabéns pela criatividade!! Quando se quebra a alvenaria para fazer o nicho, é preciso quebrar o tijolo também?? E o pedreiro tem que ser habilidoso??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Edna, sim, na maioria das vezes tem que quebrar os blocos ou tijolos, mas so um pouquinho para chegar nos 10 cm de profundidade - tem que ser um pedreiro com experiencia e mostrando o que voce quer com uma foto ou desenho. Nao e dificil, mas e chatinho e tem que ter paciencia!

      Delete
  12. AJUDA POR FAVOR >>>>> MEU BANHEIRO È BEM PEQUENO E MEU PEDREIRO DISSE QUE NAO DA PARA FAZER NICHO POIS AS PAREDES SAO DE BLOCO PEQUENO E ESTAO ASSENTADOS NO MODO PADRAO MAS EU QUERO MUITO FAZER O MEU NINCHO NO BOX

    ReplyDelete
  13. O meu já esta pronto mais quero colocar os nichos. Como faz,

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...