07 January 2013

Como lavar travesseiros de plumas e penas de ganso em casa






Vou contar um dos meus momentos shame total : eu tenho dois travesseiros de plumas de ganso que estavam tao sujos, que eu iria jogar no lixo. Sujos e encardidos como so os travesseiros de plumas conseguem ficar. Tipo, quando eu comprei eles eram brancos e ate a semana passada quando eu queria jogar fora, eles estavam marrons. Horrivel, como eu deixei chegar a esta situacao.

Para a minha salvacao, encontrei no Printrest um tutorial bem simples de como lava-los em casa, na maquina - eu nem acreditei que iria dar certo, mas deu muito certo e eu fiquei com aquela sensacao de "por que eu nao fiz isso antes?"

Meus travesseiros ficaram branquinhos, limpinhos e cheirosos.

Primeiro: escolha um dia de sol bem quente e comece cedo a lavagem - certifique-se de que o seu travesseiro esta em boas condicoes, sem furos ou esgarçados.

Ponha 2 travesseiros na maquina de lavar, escolha o programa de lavagem para roupas de lã, e também escolha enxaguar duas vezes (o segredo e tirar bem qualquer resíduo de produto, para que nao fique cheirando depois) - coloque muito pouco sabão e liquido, que e mais fácil de enxaguar (eu usei um pouco menos de uma tampinha do Omo liquido)

Depois que o ciclo de lavagem terminar, coloque para secar na secadora por uma hora em temperatura baixa e tire para afofar as penas, se ainda nao estiver seco coloque por mais uma hora e afofe novamente. Repita ate estiver completamente seco.

Se voce nao tem secadora, tire da maquina, afofe o maximo possivel e pendure no varal ao sol, e de hora em hora, mude de posicao, afofe mais e deixe secar ate nao sentir mais nenhuma umidade no travesseiro (pode ser que demore mais de um dia dependo do tempo).

O meu demorou dois dias no sol, e ficou ótimo, bem mais fofinho que antes e sem cheiro nenhum depois de seco. Quando sai da maquina, sai todo feio, torto e meio fedido, mas confie, que depois de seco, fica ótimo.

Nao lave mais que uma vez por ano, e sempre que puder, coloque os travesseiros para tomar uma fresca no sol. E bons sonhos!!

PS - usei o mesmo metodo para lavar meu edredon de penas e deu super certo tambem!



40 comments:

  1. Otima dica...o do marido esta marronzinho como vc disse rs! Vou secar na propria maquina de lavar, deve dar certo!
    Bjaum

    ReplyDelete
  2. Que bom que encontrei tua dica antes de jogar os meus no lixo! Vou esperar um dia de bastante sol, adoro o cheirinho de roupa seca ao sol e no travesseiro vai ser muito bom.

    beijo

    ReplyDelete
  3. Caraca!
    Acabei de por o meu pra secar ao sol.
    Ta muuito feio,to até com medo de nao ficar limpo direito,visto que ta cheio de manchas esverdeadas,nas plumas.
    Como o tecido ta molhado e é branco da pra ver.

    Tomara que d~e certo mesmo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi David, vai com fe, que e assim mesmo - sai parecendoum frango atropelado da maquina mesmo. Voce acha que deu errado, mas quando secar bem seco - nao vai ter mais cheiro e vai estar fofinho - bem mais fofo do que quando voce colocou para lavar.

      Delete
    2. Janegal, você me fez rir demais com o frango atropelado. kkkkkkk

      Delete
    3. Janegal, você me fez rir demais com o frango atropelado. kkkkkkk

      Delete
  4. Amei a dica, os meus já estavam prestes a serem trocados,pois comprei branco e estão marrom. Agora é esperar um dia ensolarado e mandar brasa rrsss. bjs

    ReplyDelete
  5. eu coloquei os travesseiros para lavar na maquina e não deu muito certo, a minha maquina na hora da centrifugação começou a pular até bater na parede....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Edvania, mas depois de secos, eles ficaram bons?

      Delete
  6. o meu ficou com cheiro horrivel esta no sol a 3 dias e nao sai !

    ReplyDelete
    Replies
    1. O meu tbm....deixei uns 5 dias no sol,e continua fedendo .😫

      Delete
    2. O meu tbm....deixei uns 5 dias no sol,e continua fedendo .😫

      Delete
  7. Em que nível a água deve estar? Baixo médio ou alto?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Jessyca, para ser sincera nao sei, pois o nivel da agua e automatico na minha maquina - eu iria com o alto, para cobrir o travesseiro todo.
      Espero ter ajudado,
      Jane

      Delete
  8. Já lavai travesseiro de espuma na máquina, mas o de plumas não deu muito certo, ficou estufado e quase danificou a máquina muito peso pra máq. de 8 kg. Deixei secar ao sol, será que secará?

    ReplyDelete
  9. Caraca, estraguei o meu travesseiro seguindo essas recomendações.....

    ReplyDelete
  10. Ótima dica! Vou fazer com os meus.. Só vou esperar um dia ensolarado, pq hj está chovendo :(
    PS: Confira meus blogs comidasecaprichos.blogspot.com.br e dicasdecoracaoemcasa.blogspot.com.br
    Bjos

    ReplyDelete
  11. Eu não tenho secadora e moro em apartamento. Venta bastante mas não bate sol. Eles estão há dois dias pendurados secando mas continuam bem molhados e estão com um cheiro horrível. Acho que vou ter que jogar fora...

    ReplyDelete
  12. Eu usei na lavagem junto com o sabão liquido, 120 ml de vinagre branco e 240 ml de água oxigenada para tirar o amarelado e o mofo, e 90 g de bicarbonato de sódio para tirar o odor e deu certo. Demorou para secar uns 3 dias.

    ReplyDelete
  13. Meu travesseiro rasgou e estou a 3 dias tirando penas de dentro da maquina!!

    ReplyDelete
  14. Os meus estão horríveis e já tem dias que penso em como levá-los e hoje eu iria colocá-los de molho no sabão em pó e água sanitária para depois ir à máquina; quando de repente me bateu a idéia de ver se na internet tinha alguma dica. Obrigada Jane, Deus te abençõe!

    ReplyDelete
  15. Os meus estão horríveis e já tem dias que penso em como levá-los e hoje eu iria colocá-los de molho no sabão em pó e água sanitária para depois ir à máquina; quando de repente me bateu a idéia de ver se na internet tinha alguma dica. Obrigada Jane, Deus te abençõe!

    ReplyDelete
  16. Boa noite.estou com medo de ser muito peso numa maquina de 12k.oq vc acha??e outra coisa as penas mancham o tecido? Só mais uma pergunta o tecido fica clarinho alvejando?me ajude pq moro em apto e tô com medo de n dá certo a lavagem.obrigada bju

    ReplyDelete
  17. Vou lavar o meu travesseiro, pois tenho rinite alérgica e não gosto do cheiro dele.

    ReplyDelete
  18. Já vou lavar agora mesmo. Os meus estão horríveis. Nossa, 4 anos de uso e sem lavar.

    ReplyDelete
  19. Olá! Estava pra pôr na máquina meu travesseiro de penas qdo resolvi espiar na net.Que bênção!
    Vou usar a medida média de sabão líquido da máquina, 100 ml de vinagre de álcool,1 pacotinho de bicarbonato de sódio e vanish.Para o enxague, amaciante bem suave. Tenho certeza de que vai ficar bom e voltarei para contar o resultado. Bjs a todos!

    ReplyDelete
  20. Oi Jane, td bem? Sua máquina eh uma lava e seca front load ou top load? Pergunto para Sá era a medida correta do sabão. Obrigada😘

    ReplyDelete
  21. Great job for publishing such a beneficial web site. Your web log isn’t only useful but it is additionally really creative too. espiar movil de tu pareja

    ReplyDelete
  22. Vou experimentar lavar o meu edredom de pluma de Ganso. Já tentei colocar em lavenderias, mas não lavam. Depois posto falando qual foi o resultado.

    ReplyDelete
  23. Meu travesseiro de pluma esta soltando elas oq faço

    ReplyDelete
  24. O Meu Ficou com.um cheiro horrível, vou jogar fora...

    ReplyDelete
  25. Olá! Meu travesseiro não afunda na água da máquina top load. Afundei ele com minhas mãoes, completamente na água da máquina, mas ainda assim não permaneceu dengtro da água. Ficou boiando. Alguém tem alguma manha para isso? Ou já posso jogar fora o miserável? ;-)

    ReplyDelete
  26. Estou lavando na front load 10 kg, com sabão de soda, água oxigenada e água sanitária, no ciclo médio com água fria: estavam horríveis, marrons mesmo, os de pluma de ganso. A cor da água dá vontade de fugir para as montanhas, kkk. Depois que secar venho contar o resultado...

    ReplyDelete
  27. Oi Jane!! Meus travesseiros estão precisando de um banho também. Muito obrigada por compartilhar estas dicas. Depois conto como foi minha experiência

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...