24 April 2013

Testei e Aprovei - Lava Louças Blue Touch da Electrolux 12 Serviços

Bem, não foi uma compra recente - fazem 3 anos que eu comprei a lava louças Blue Touch da Electrolux para 12 serviços e como eu venho usando e testando por todo esse tempo, achei que já podia dar minha opinião sobre o produto com certo conhecimento de causa.


Antes de tudo, quero deixar claro que eu comprei a lava louças com meu dinheiro, não recebo nenhum tipo de incentivo para escrever este post - sinceramente é a minha experiência pessoal com o eletrodoméstico. Escrevo aqui o que eu gostaria de ter lido antes de decidir pela compra, com o intuíto de poder ajudar outras pessoas na mesma situação.

Pontos fortes:

- Cabe direitinho debaixo da bancada da cozinha e fica bem entre armários
- Muito fácil de instalar - nós mesmos instalamos
- Super bonita e o acabamento em inox deixa a cozinha com ares mais moderno
- Lava super bem qualquer coisa que voce colocar la dentro para lavar
- Lava especialmente bem vidros, marinex, copos e cia
- Panelas saem limpas, mas algumas vezes opacas ou com o a pintura manchada (mas é coisa pouca)
- Super eficiente, não aumenta a sua conta de luz quase em nada
- Tem um programa para lavagem rápida de 25 minutos para louças não engorduradas
- Seca as louças super bem, mas tem um truque que ajuda muito - se você abrir a maquina assim que terminar a lavagem e secar o excesso de água da superficie so das louças que foram colocadas de cabeça para baixo e fechar de novo, rapidinho para nao perder o calor, seca tudo mesmo, não precisa mais nada.
- Tem boa performance com pouco sabão
- Gasta menos agua do que lavando na pia
- Cabe bastante louça, muita mesmo, mas não diria que de 12 pessoas como o modelo sugere
- E um dos pontos mais fortes para mim - higieniza toda a louca - o calor da lavagem mata todas as bacterias e germes - otimo para quando voce tem uma pessoa gripada na casa e coisas do tipo.



Pontos Fracos:

- Meus pratos maiores (exatamente os que eu uso para jantares mais sofisticados) com 30cm de diametro não cabem na lava louça
- Ela faz um barulho significativo durante a lavagem - mais no começo e no fim, no meio ela fica mais silenciosa
- Não lava nem panelas nem travessas com comida que queimou ou ficou dura e seca - essas você tem que deixar de molho primeiro, tirar o excesso e ai sim lavar
- Varias coisas que você nao pode colocar para lavar (mas isso e válido para qualquer lava louças) - colher de pau, qualquer item de bambu, utensílios de ferro cromado, travessas de servir que são muito grandes, potes de plástico comum, peças de acrílico (ficam opacas) e outras coisas que você vai aprender com o tempo
- A duração dos programas completos de lavagem é longo - duram por aproximadamente duas horas ou mais(mas tambem tem o de 25 minutos)
- Muito difícil de mover para limpar em baixo ou atrás - é pesada e os canos não ajudam
- Muito fácil de riscar ou amassar a porta da frente durante a limpeza semanal
- O painel de controle fica do lado externo - e até hoje eu nao achei uma maneira de travar os botões - difícil para casas com crianças pequenas que podem ligar, desligar ou programar sem querer

Meu comentário geral e que eu gosto muito da minha lava louças, acho que valeu cada centavo (e não foi barata) e mesmo sendo uma casa com só duas pessoas, ela é bastante usada durante a semana e me salva nos momentos mais dificeis - como jantares e festas. Eu compraria novamente.

Se você tiver alguma pergunta que eu não respondi, me pergunte nos comentários que eu incluo aqui.




63 comments:

  1. Nossa que legal saber informações sobre essa máquina eu quero comprar a que serve para 9 pessoas, oque eu gostei nessa máquina é que ela é estreita e vai caber direitinho na minha cozinha, fiquei preocupada com relação aos pratos agora o meu tem 26,5 cm largura você acha quer cabe nela? Não sabia que não da pra lavar peças em acrílico eu tenho copos em acrílico você sabe oque acontece se lavar na máquina? Obrigado por passar tantas informações a respeito. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Adriana, sim os seus pratos vao caber direitinho. Qaundo voce lava pecas de acrilico, ele fica fosco com o tempo - chega a ficar branco.
      Espero ter ajudado,
      Grata,
      Jane

      Delete
  2. Oi Jane
    Tenho uma de 9 serviços e adoro!!! Realmente ajuda muito, principalmente quando recebemos visita. Tenho lavado na lavagem rápida que dura de 25 minutos, essa lavagem não seca a louça, mas assim que acaba de lavar deixo a porta entre aberta por alguns minutos e seca tudo rapidinho. A lavagem normal que dura 2:45hs deixo para a louça mais gordurosa e em maior quantidade. Muito útil sua postagem, uma amiga me ligou no domingo do Sul para que eu pudesse ajuda-la na compra da lava-louças...
    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Oi Jane !!
    Estou gostando muito do seu blog, tenho uma maquina de lavar louças da brastemp.Nunca usei , foi o primeiro itém que compramos quando resolvemos casar, estou e mudança assim que eu utilizar venho aqui falar.

    ReplyDelete
  4. Eu tenho a da GE de 9 serviços (que é bem parecida com essa) e gosto muito. Uso praticamente todo dia. O único problema que noto é que às vezes sinto um cheiro ruim vindo dela, não sei se é pq costuma ligá-la a noite e só abrir na manhã seguinte. Alguém já passou por isso?

    ReplyDelete
  5. Eu tenho a da GE de 9 serviços (que é bem parecida com essa) e gosto muito. Uso praticamente todo dia. O único problema que noto é que às vezes sinto um cheiro ruim vindo dela, não sei se é pq costuma ligá-la a noite e só abrir na manhã seguinte. Alguém já passou por isso?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Juliana, pode ser o filtro sujo ou o encanamento - o filtro voce consegue lavar facil, com agua sanaitaria e uma escovinha dura, mas pode ser cheiro voltando do encanamento, ai e checar as conexoes atras, ver se esta limpo, se nao tem nada emperrado, entupindo, etc...
      Eu lavo a minha por dentro, o filtro e principalmente as borrachas das portas uma ou duas vezes por ano. Nunca tive problema com cheiro.

      Espero que ajude, mas em qualquer caso, entre em contato com a GE e peca mais sugestoes do que pode ser.

      Beijos,

      Jane

      Delete
    2. Jane, muito obrigada. Lavo sempre o filtro (no máximo a cada 15 dias). Vou dar uma checada nas conexões, tb desconfio q é cheiro voltando do encanamento.

      Delete
  6. Olá, adorei o post, estou querendo comprar esta lava louça pois meus pratos são grandes (27cm) e não cabe em uma Brastemp, e tambem pelo desing. Porem estou com um problema, o unico espaço que tenho é em baixo da pia onde ela cabe bem certinho na altura, porem tenho que colocar uma armario ao lado dela para aproveitar o espaço que vai sobrar de baixo da pia (50cm)mas não sei se esteticamente vai ficar bonito, e alem disso a loja que vai fazer meus moveis me disse que o ideal é que oo armario seja suspenso para não molhar e estragar. Teria alguma dica para me dar? Fotos? desde já agradeço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Suellen, obrigada por compartilhar a sua situação aqui no blog, talvez ajude outras pessoas. Esta lava-louça foi idealizada para sentar no piso mesmo e não em um armário. Quanto ao armário suspenso ao lado dela, os meus são assim na cozinha - na home do blog clique na aba superior antes e depois e um dos posts é sobre a cozinha, lá você vai ver como fica. Não teve problema nenhum aqui em casa e ela fica entre dois armários suspensos do chão. Outra coisa que você pode fazer é um sósculo - sabe o vão entre o armário e o chão? Você pode colocar um acabamento de granito, como um rodapé alto. Tenho amigas que tem e amam, dizem que fica muito mais fácil de limpar a cozinha. São duas possibilidades, converse com a loja dos móveis, geralmente eles também fazem o granito e te mostram no seu projeto como e quanto ficaria.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa, escreva novamente, Jane

      Delete
  7. Sobre os pratos de 30 cm, vc já tentou subir o suporte de cima???? a minha é a de 9 serviços e quando vi que não cabia os pratos entrei em pânico... todos os meus pratos são grandes, mas foi só subir o suporte para caber tudinho...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Idem! kkkk Quando vi que não cabiam os pratos fiquei em pânico, tb.. mas foi só ajustar o cesto e pronto. No meu caso tenho a de 12 serviços.

      Delete
  8. adorei,seus ensinamentos,eu tenho uma da philco e adoro e ela é tudo isso ai que vc colocou,só gostaria de saber pq nao colher de pau,eu estou preocupada pq lavo as minhas na maquinas,pode me ajudar,obrigada.

    ReplyDelete
  9. Então, colher de pau pode criar micro fissuras por conta do calor intenso (que dilata a madeira) e bactéria se aloja nas fissuras - é perigoso mesmo, por isso não é recomendado. Espero ter ajudado, Jane

    ReplyDelete
  10. Olá, adorei o post!! Ganhamos uma Electrolux dessa de 9 serviços e descobrimos que ela não caberá debaixo da pia por 4 cm...como fez para sua encaixar? Acredito que a altura das pias seja quase padrão (80cm)...só se a sua for mais alta mesmo. Eu e meu marido ficamos um pouco chateados porque será necessário fazer um recorte na pia para ela entrar, e isso não deixará nada bonito, ainda mais que a nossa cozinha será gourmet. Você tem alguma sugestão para nós??
    abçs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Dada, eu fui ate medir a altura do nosso tampo - fica a 92cm de altura do piso - a minha maquina coube e ainda ficou um espacinho em cima.
      Concordo com voce, cortar o balcao nao ficaria legal e faria muita, mas muita bagunca e po - sugiro levantar todo o balcao se possivel ou entao instalar a lava louca em um outro local, como a lavanderia.
      Desculpa se nao posso ajudar mais.
      Abracos,
      Jane

      Delete
  11. Olá! Estou escolhendo minha lava-louças e fiquei com uma dúvida: Meus pratos são ovais. No maior diâmetro, medem 30 cm. No menor diâmetro, medem 27 cm. Será que não vai caber?
    aguardo retorno!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Chiarelli, os seus pratos são do mesmo tamanho dos meus, que não cabem, lavo eles na mão....
      Beijos,
      Jane

      Delete
    2. Não precisa lavar na mão, Basta somente regular a altura do cesto superior, colocando ele mais para cima e liberado mais espaço no cesto inferior onde vão os pratos.

      Delete
  12. Oi Jane! adorei seu post. Comprei uma 9 serviços e vai chegar em breve. Estou lendo para me inteirar antes. Uma dúvida: tenho um jogo de pratos com uma flor pintada, mas nãoé a mao. Você acha que pode soltar ou sair com o tempo? Qual opção de detergente com melhor custo e benefício você fez? obrigada

    ReplyDelete
  13. Ola, eu tenho várias cerâmicas decoradas e a lava louças nunca projudicou a pintura ou decoração das louças. Contudo, sempre se certifique que a peça é segura para ser lavada à máquina - na caixa ou no verso da própria peça sempre diz - se não falar nada, é melhor fazer um teste antes de colocar todo o jogo na máquina. Sobre o sabão/pastilhas eu geralmente trgo quando viajo, pois o custo lá fora é infinitamente menor que aqui - mas as marcas que temos aqui no Brasil são todas boas, sempre escolho a qu estiver mais barato ou em promoção quando tenho que comprar aqui.

    ReplyDelete
  14. A minha tem travado aos 30 min no ciclo completo (delicado)...fica por horas travado no 30 min, e nao sei o que é.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Junior, a sua maquina e nova? Digo isso pois a gente demora a perceber algumas coisas no comeco. Tipo a minha, quando termina, fica um tempao travada no mesmo tempo, pois e o periodo de secagem - voce ja pode abrir a maquina, mas ela ainda esta secando.

      Se nao for isso, sugiro entrar em contato com a assistencia, pois pode ser um problema.

      Jane

      Delete
  15. Oi tudo bem, to usando a minha maquina e tenho gostado, porem estou enfrentando 2 dificuldades. Primeiro: uso sabão que é em pó ou pastilha, porem por diversas vezes quando acaba o ciclo e abro a porta percebo que parte do sabão continuou na porta. Isto já aconteceu com vc? Segunda situação é que facas e colheres nunca ficam bem limpas, eu acabo acumulando a louça da semana e lavo na sexta a noite ou no sabado, isso tambem já aconteceu com vc? Desde já agradeço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Suellen,
      Na minha opinião de usuária, os seus talheres não estão saindo limpos pois a sujeira esta secando e ficando impregnada neles. O manual da maquina sugere que você não deixe louça por tanto tempo esperando lavar, por isso que tem os ciclos mais rápidos. Eu enxaguaria eles antes de colocar na máquina, talvez melhore.
      Sobre o resíduo de sabão, nunca aconteceu comigo. Eu quando uso pastilhas, abro ela e coloco no cesto superior, e funciona bem. Experimente. Mas sugiro você ligar no atendimento deles e perguntar, pois resíduo pode ser um sinal de problema.
      Beijos, Jane

      Delete
    2. Obrigada pela atenção. Você não coloca o sabao no compartimento que tem na porta? Eu sempre coloco ali e a impressão que tenho é que as vezes molha e por conta disso o sabao nao cai todo para dentro da maquina. E qual é o programa que você usa mais, que acha que fica mais limpo? Obrigada.

      Delete
    3. Oi Suellen, sim, eu uso o compartimento da porta quando uso o sabao em granulos, mas nunca ficou resíduos comigo. Por isso te falei para ligar no atendimento, pois pode ser um sinal de problema. Eu uso o programa Eco, que dura 2,5h e nao tenho o que reclamar, so elogiar.

      Delete
  16. Minha lavadora é de 9 serviços e adoramos esse produto da Electrolux. Para quem tiver dúvidas, pode comprar que é boa mesmo.

    ReplyDelete
  17. Olá, Gostaria de saber a qual distancia a máquina Electrolux LE09X pode ficar dos pontos de agua. Quero comprar uma e na minha cozinha ficaria a 1.5 m do ponto, será que é possível instalar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Amanda, eu sinceramente não sei se impactaria no desempenho da máquina. Eu sugiro que você ligue no atendimento da Electrolux e se informe. Parece uma distância bem grande e você precisa se certificar.
      Beijos, Jane

      Delete
    2. Obrigada Jane !! Infelizmente já entrei em contato com a Electrolux e eles nao tem essa informação.. : (

      Delete
  18. Jane, boa noite, após muito pesquisar na net resolvi e comprei uma brastemp 8 serviços, pois aqui em casa só é eu e meu marido. Tem 1 semana que estamos usando a máquina, mas tenho achado um cheirinho desagradavel na louça, não sei se é porque não estou usando o detergente próprio, na verdade moro no interior da Bahia e na minha cidade não achei. Vou ver se alguém que vá a capital do meu estado consiga comprar, vi que o Sun em pó é melhor que o Finish, o que vc acha? Sinceramente, acho que me arrependi desta compra, infelizmente, sonhei tanto com a lava-louças, estou muito triste mesmo. Obrigada.
    Paula Barreto

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Paula. Vamos la, o seu problema pode ter duas causas - um no encanamento por onde a agua vai para o ralo - pode ser que o cano esteja fazendo uma barriga e acumulando detritos que fermentam e o cheiro volta para dentro da maquina. Esse e o mais comum quando se tem problema de cheiro. O outro pode ser da falta de enxague dos pratos, e a sujeira gruda e solta cheiro. O sabao nunca deixaria cheiro - voce esta usando sabao para maquina de lavar? Entre os que tem no mercado eu prefiro o Finish, mas compro o que esta em oferta sempre. Olha voce comprou uma maquina boa, deve ser um problema de ajuste so, nao fique triste nao, vai dar certo - precisa se acostumar. Beijos e boa sorte! Jane

      Delete
    2. Pois é Jane, não estou usando o detergente próprio não,pois na minha cidade não tem, quanto ao encanamento creio que não seja lá o problema não, o cheiro desaparece quando deixo a lava-louças aberta. Pois é, não sei se vou me acostumar não, meu sonho era não triscar numa pia de lavar louças, mas se faço um cuzcuz, preciso lavar a cuzcuzeira (aluminio), se cozinho aipim (mandioca) tambem a panela de pressão é em aluminio. Já como de marmita porque não sou fã de cozinha e o pouco que cozinho preciso lavar as panelas de aluminio, Aí o que sobra? 2 pratos, dois copos e 4 talheres? Adoraria me acostumar, mas realmente me desanimei total e já estou pensando em vendê-la, pra mim não deu certo. Paula Barreto

      Delete
    3. PS.: já precisaria mesmo trocar minhas panelas velhas,comprarei de inox, mas tenho frigideiras de teflon, vasilhas plasticas comuns e panela de pressão, cuzcuzeira e pipoqueira de aluminio, imagina ai trocar tudo.....pra poder se adequarem a lav-louças.... Paula Barreto

      Delete
    4. Oi Paula, se você já tentou tudo, pode ser problema da máquina mesmo. Quem sabe se você abrir uma reclamação com a Brastemp, eles não venham e resolvam ou troquem a máquina, ou mais remotamente, você possa devolver por defeito.

      Delete
  19. Ola, muito bacana suas dicas! Minha duvida é sobre comprar uma de 9 serviços ou de 12?!! Somos 3, eu, meu marido e um bebe de 1 ano e meio. Porem também cozinho para fora, apesar de no momento estar meio parada com essa atividade.
    Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Se a sua familia tende a crescer ainda mais, ou voce voltar a cozinhar para fora, - e se voce puder arcar com o investimento - acho que a de 12 lugares vale mais a pena. Mas e so a minha opiniao, so voce para saber exatamente o quanto de louca e a frequencia para poder determinar o tamanho, mas boa sorte e se comprar, conte o que achou, ok? Beijos, Jane

      Delete
  20. Olá, tenho a de 9 serviços, ela vive travando no final da lavagem, aí temos que esvazia-la tirando a mangueira e passando a agua para um balde. As vezes dá certo . Quanto a altura dos pratos o cesto superior é ajustável, vc pode subir um pouco que dá para lavar pratos de 30cm. Para travar é só apertar o botão eco e adiar início juntos durante 10 seg.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sintia, obrigada pelas dicas!! A minha nunca travou desse jeito que voce descreveu, chama a assistencia para dar uma olhada na sua!! Beijos, Jane

      Delete
  21. Olá! Primeiramente gostaria de agradecer pelo post. Estou pensando em comprar uma lava-louças e você me ajudou muito. Agora, fiquei com uma dúvida: esse modelo fica direto no chão, né? A empresa que está fazendo os móveis da minha cozinha disse que isso é bom porque, em caso de algum vazamento, não estragaria os móveis. Mas, eu fico em duvida sobre como seria quando for lavar o chão da cozinha. A água direto na máquina não estraga?????

    ReplyDelete
    Replies
    1. Elisa, concordo com a empresa que esta fazendo os seus moveis - so vejo vantagens de ter ela nochao. Eu tenho a minha ha mais de 3 anos, lavando cozinha 2 vezes por semana e nao notei nenhum problema ou deterioracao - eu inclusive puxo a maquina de lugar na hora da lavagem com jeito e nunca tive nenhuma reclamacao! Espero ter ajudado, beijos, Jane

      Delete
  22. Boa noite Jane, primeiramente gostaría de parabeniza-la pelo excelente site e dicas. Sobre a lava louças, escolhi no início do projeto de reforma do apt comprar pela 9 serviços electrolux devido ao tamanho da cozinha e espaço. Tudo já está pronto com espaço reservado só aguardando por ela. Porém agora estou com uma dúvida sobre voltagem 110V ou 220V?? Qual é a sua? Pergunto este pois em lavadoras de roupa Lava e Seca verifiquei que as 220V são mais potentes e mais rápidas (principalmente na secagem). Será que nas lava louças este também tem influência? agradeço pela ajuda antecipadamente

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anderson, nao tenho background em eletrica nem engenharia, mas vou te dar minha opiniao de consumidora: compre a lava louca tambem no 220v - e mais estavel, protege o aparelho e ha quem garanta que gaste menos eletricidadde (mas nao posso confirmar). Beijos e boa sorte, Jane

      Delete
  23. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  24. Oi jane obrigada pela dica. Estou em dúvida se compro a eletrolux 12 serv ou a brastemp 12 serv. Saberia me dizer qual das 2 é melhor ou se ainda tem alguma melhor que as duas?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fernanda, ambas são boas, é uma questão de gosto pessoal e disponibilidade financeira. Boa sorte! Jane

      Delete
  25. Tenho a 12 serviços e estou satisfeita, mas tenho uma duvida: como faço para elevar o cesto superior?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, é simples: abra a máquina e veja o trilho onde o cesto está correndo hoje, note que acima deste trilho, tem um outro par de roldanas, é só tirar o cesto e encaixar neste outro par - vai com paciência e jeito que você consegue. Caso tenha problemas ou não encontre o par de roldanas, sugiro entrar em contato com a assistência técnica, pois cada model é diferente. Espero ter ajudado, Jane

      Delete
  26. Jane, boa tarde. Em casa sao 4 pessoas. A duvida é: 9 ou 12 serviços, no quesito espaço para panelas. Me diga com base em sua experiencia. Grato , Rogerio

    ReplyDelete
  27. Oi! Quero muito comprar uma lava louças dessa, porém estou com dúvidas em relação ao tamanho. A minha bancada ficou com a altura de 84 cm e de acordo com o fabricante a maquina tem 84cm. Estou com medo de ser um pouco maior e não entrar. A altura é essa mesmo? A sua bancada tem qual altura?

    ReplyDelete
  28. Gostei do seu blog mas tenho uma duvida o sabão as vezes não usado todo abro a maquina no final e tem a metade lá é normal?? Eu uso o finish

    ReplyDelete
  29. qual a panela que lava melhor na lava louças as de cerâmica.inox,vidro ou teflon? e o sabão é melgor finish ou sun?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os dois são ótimos. As quatro ela lava bem.

      Delete
    2. Os dois são ótimos. As quatro ela lava bem.

      Delete
  30. Tenho uma eletrilux e a tampa do compartimento do detergente quebrou. Posso colocar o tablete solto na maquina?

    ReplyDelete
  31. Boa tarde Jane
    Estou para comprar uma lava louca, mas sabe qual minha maior dúvida , a melhor marca, qual teria menos, quase zero chances de problema, vi da GE ,lendo post falaram da brastemp e eletrolux... Que dúvida cruel.. Gostei do modelo ge, mais e boa tanto quanto , será ? Help me please ... Obrigada desde ja

    ReplyDelete
  32. Bom dia Jane!Vou compra uma lava louças mas debaixo dá minha bancada ja tem armários não tem espaço pra ela. É necessário eu embutir ela ou posso coloca lá em um espaço livre? Estou cm essa dúvida... Obrigada desde ja

    ReplyDelete
    Replies
    1. Antes de comprar verifique se seus pratos de jantar, cabem dentro da máquina. Comprei uma Electrolux Inox e a altura dos pratos impede a hélice de girar. :(

      Delete
  33. Olá! Comprei uma e decepcionei. Os pratos de jantar com 27cm de diâmetro não cabem na máquina! Os cestos são fixos, não podem ser adaptados à altura dos pratos. Que tristeza!!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Todas as eletrolux maiores (10 e 14) permitem ajuste de altura do Crato superior. A mais antiga de 9 serviços é mais chato de ajustar, mas ajusta sim. Tem que tirar uma presilha.

      Delete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...