31 July 2011

Como fazer limpeza pos obra voce mesmo / Depois da reforma / Como Limpar Porcelanato e Granito


Chegou o grande dia. A obra terminou e voce esta pronta para fazer a limpeza da sua casa nova!!
Provavelemte não vai ser bem assim - a gente muda antes da obra terminar, e quando o pedreiro vai embora, alem de de te deixar com raiva de algumas coisas que ele fez (ou deixou de fazer) ainda te deixa com varias outras "pequenas obras" para fazer, tipo colocar box, espelhos, luminárias, varal, e por ai vai... a lista e longa....

Bem,  voce esta pronta para limpar a obra e transforma-la em algo mais habitavel e próximo de uma casa, mas a grana ta curta e voce resolveu fazer a faxina voce mesma e chamou familia e amigos para ajudar - o que e sempre uma boa idéia.

Primeira dica - voce vai se arrepender se estiver com as unhas recem feitas ou com esmalte colorido, acredite-me, experiência própria. Deixe para fazer as unhas e escova depois. E tire esmalte colorido se estiver usando (pois ele pode manchar algumas superfícies). Use roupas confortáveis e que voce nao se importe de manchar. Va com cabelo preso e coberto se puder (por que a poeira deixa o cabelo seco e duro). Use luvas para os produtos mais fortes - leve varios pares.



Para limpar voce mesma, aqui v
ão algumas dicas de coisas que voce vai precisar:



- Peca ajuda de uma outra pessoa - em dois ou mais fica mais facil - e mais seguro, pois tem coisas pesadas para levantar, voce tera que subir em escadas e tal - operacão arrastão - em que se limpa tudo de uma vez-  e bem mais eficiente do que um pedacinho por vez, e muito mais gratificante

- Faca uma lista de todos os seus revestimentos e compre os produtos apropriados para eles - para limpar porcelanato que acabou de ser colocado voce precisara de um removedor de cera protetora. Para limpar tinta, voce precisara de um solvente daquela tinta, para limpar restos de rejunte voce precisara de uma solucao para limpeza pesada e por ai vai. Para a parte externa, eu comprei acido muiratico para limpar o cimento que tinha caido no piso - eu sei que tem um monte de gente contra, mas e a melhor coisa para limpar restos de cimento, na minha experiencia e opiniao.

- Na duvida de que produto usar onde, a solucao mágica de detergente neutro não colorido, agua quente e vinagre, e uma bencão para a limpeza da maioria dos materiais. Coloque um pouco de amônia nessa mistura e voce tera um dos melhores limpa vidros e azulejos

- Vale lembrar que alguns rejuntes não podem ser lavados por alguns dias ou semanas - leia as instrucoes dos produtos que voce usou antes de começar

- Essa e a melhor hora para aplicar produtos protetores, seladoras e  anti-derrapantes. Existem seladoras para porcelanatos, e solucoes anti-derrapantes que podem ser aplicadas em pisos muito brilhantes e escorregadios. Se informe no local onde comprou os seus revestimentos ou ligue para o fabricante e peca orientacão

- Lembre que granitos sao limpos com produtos neutros de limpeza (solucoe multi uso podem manchar de amarelo granitos claros como o Aqualux, Itaunas e tal), use esponjas nao abrasivas e devem ser secos em seguida.

- "Ferramentas" que voce vai precisar - varias espatulas, um estilete com a lamina bem afiada ( a melhor coisa que inventaram para tirar tinta seca de vidro sem arranhar e remover silicone seco também), vassoura com  esponja (sabe aquelas que tem uma esponja na ponta - ótima para lavar azulejos)

- Mas a lista básica continua a mesma - varios panos, baldes, bacia, vassoura de cerdas macias, luvas, rodos, varios rodos, sabao liquid e neutro, desinfetante, limpador de piso (limpeza pesada), limpa vidros, removedor, álcool, detergente e se voce ja tiver instalado moveis, lustra moveis ou produto adequado. Outra dica - não use sabão em po para lavar pisos e revestimentos neste primeiro momento - pode deixar uma película branca e lisa que acaba por atrapalhar a limpeza.

- Leve um kit conforto - papel higienico, toalhas, sabonete cheiroso, garrafas de agua e copos descartáveis, cafe, uma cadeira, papel e caneta (para voce poder fazer a lista do que esta faltando comprar, ou anotar o nome e o numero do vizinho que veio dar as boas vindas) e planeje o que voce vai comer durante aquele dia - leve lanches e frutas ou tenha um plano de como e onde se alimentar bem - isso e muito importante para manter o pique e o humor




Por onde começar a limpeza?

Cada obra e uma e cada casa tem suas peculiaridades - não tem muita regra, so o bom senso de qualquer limpeza:


1- Comece do fundo e venha para a frente (qual e o cômodo mais longe da porta da lavanderia/entrada?)

2- Comece por cima e venha limpando ate o chão (azulejo, paredes, espelhos, vidracas)

3- Do mais sujo para o mais limpo (ou da sujeira mais grossa para a mais leve) - as vezes da mais leve para a mais grossa, vai depender da situacão

4- Tire tudo que pode ser removido antes de varrer, varra antes de aspirar ou molhar, aspire/limpe janelas antes de lavar, lave antes de secar, dar brilho ou polir qualquer coisa - isso parece obvio, mas e muito importante quando voce estiver coordenando todas as pessoas e todos os serviços a serem feitos

5- Deixe a cozinha e lavanderia por ultimo, pois são os cômodos mais utilizados e serão utilizados ate o ultimo minuto - e uma dica: instale um varal ou tenha um lugar onde secar os panos antes de começar a limpeza, pois ajuda muito!!

6- Não deixe que sujeira de fora venha para dentro - tapete, pano umido, lave a entrada ate a porta, forre com papelao, etc..  Faca qualquer coisa que evite trazer sujeira de fora para dentro

Boa sorte com a sua limpeza!! Se voce ja passou por essa experiência e tem mais dicas para adicionar na lista, comente!!

PS - Se voce ainda nao conhece, visite minha loja online com produtos Ingleses para casa e utilidades domesticas - www.lojachadascinco.com.br

19 comments:

  1. Oieeee
    Nossa vou até guardar este post para o dia que a reforma do meu terminar... hahahaha muito útil... adorei!!!!
    Dá um trabalhão terrivel, mas no final é compensador né!
    bjssss

    ReplyDelete
  2. Há. há. há....super legal !

    Vou fazer uma limpeza dessas, amanhã.
    Já sabia (eu "achava")o que levar mas vc me lembrou de muitas outras.
    Bjs...

    ReplyDelete
  3. Comecei a minha ontem e estou QUE BRA DA!!! rsrsrsrs
    Muito boa suas dicas.
    Acho importante ligar e obter informações no SAC do produto adquirido para não ter surpresas ou perder a garantia...e mãos à obra!!!
    Obrigada!

    ReplyDelete
  4. Gostaria de saber como remover mancha de silicone..pois o pedreiro qd foi instalar a pia da cozinha colocou silicone "passando" da bordas da pia, ou seja, era só pra ele ter colocado no local da pia para fixar e acabou manchando o revestimento ao redor e ficou horrível manchado!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tive um problema semelhante aqui em casa no peitoril de uma janela e em um rodape de granito. Se voce limpar com alcool enquanto o silicone ainda esta mole, tira tudo. Se voce raspar com uma espatula assim que secar, sai quase tudo, mas se voce deixar, o silicone penetra e deixa uma mancha como se fosse molhado e essa, nunca consegui remover ate agora.

      Delete
    2. A mancha de silicone, que parece um óleo, eu tirei com Vidrex. Algumas manchas são mais encrustadas, então precisa de fricção utilizando pano macio, mas sempre com muito vidrex borrifado direto no pano. Os restos de cola da etiqueta do vidro novo são a base de água, portanto, basta um pano bem molhado e algumas passadas para dissolver a cola e tirá-la.

      Delete
  5. Minha limpeza será no próximo sábado dia 09.11.13 e estou cheia de dúvidas para tanta limpeza, mas suas dicas foram importantíssimas e logo, logo direi mais dicas... ogb e bjo gde.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo comentário Eliza!! espero que a sua limpeza tenha sido um sucesso!
      Beijos, Jane

      Delete
  6. A bancada da minha cozinha é de granito preto. Ela ficou toda manchada, como gotas de água, Qnd seca ficam varas manchas brancas. Como faço pra limpar???

    ReplyDelete
  7. Manu, faz um teste numa pequena parte limpando com óleo de cozinha - passa, deixa agir uma meia hora e limpa com um pano úmido, não passe detergente. E deixe até o dia seguinte e daí lave. Veja se resolve o seu problema, ok? Beijos, Jane

    ReplyDelete
  8. Olá muito bom seu conteúdo ! , olhe o meu também obrigado ! Limpeza especializada

    ReplyDelete
  9. teho buscado sobre o asunto a algum tempo, e seu artigo foi o melhor que encontrei.Parabéns e obrigada.

    ReplyDelete
  10. As dicas realmente são muito boas. Apenas sobre a lâmina, não pode ser qualquer uma, existem laminas especificas para vidro, não são caras e vale a pena comprar. Coloquei um link pro seu post falando sobre como fazer a limpeza pós obra. Obrigado e boas reformas =)

    ReplyDelete
  11. O procelanato da varanda esta muito manchado sujo barro Que secou cimento tinta e POR Ai vai qual a melhor forma ????

    ReplyDelete
  12. Agora entendo porque meu azulejo ficou com uma camada esbranquiçada após a lavagem.
    Obrigado
    Luciano
    Novo Hamburgo RS

    ReplyDelete
  13. Agora entendo porque meu azulejo ficou com uma camada esbranquiçada após a lavagem.
    Obrigado
    Luciano
    Novo Hamburgo RS

    ReplyDelete
  14. Boa tarde, adorei suas dicas, coloquei porcelanato e gostaria de saber se tem alguma dica de como remover aquela camada branca que fica por cima do piso depois de rejuntar? já lavei com detergente, passei álcool e nada, quando seca o porcelanato fica com uma camada fina branca.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...